Apanhado teórico sobre cultura

Páginas: 11 (2735 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Ciências Sociais

Antropologia

Faculdade de Ciências Sociais
Prof ª: Janine Collaço
Aluno:Leonardo Rodrigues

Goiânia, 3 de Maio de 2012

Resumo – Unidade II

Toda a discussão a cerca da unidade II tem como principal tema a cultura como elemento comum, de certa forma, a todos os homens. O que sempre gerou discussões desde seu sentidofigurado foi elaborado. Logo os estudos a cerca da natureza humana tem como ponto de partida a capacidade do homem de produzir e ser dominado pela cultura.
A palavra cultura nem sempre teve o mesmo significado ao longo da historia. Antes de tomar seu sentido figurado, cultura era um estado, o puro fato de se cultivar a terra. A primeira concepção de cunho científico foi dada por Tylor, que pensavacultura como um fenômeno natural, que obedece a regularidade entre causa e efeito. O autor acreditava em uma igualdade na humanidade, e que toda a diversidade que se pode observar deriva-se do grau de desenvolvimento advindo de diferentes estágios do processo evolutivo. Havia, por assim dizer, uma escala de evolução entre as sociedades, onde os extremos eram as sociedades primitivas do passado comoinicio da escala e no seu topo a sociedade européia, e todas as outras estariam em algum lugar entre estes extremos, desenvolvendo-se. Tal fato não deixa de ser discriminatório, onde havia uma hierarquia perante uma sociedade e outra nessa forma unilinear de desenvolvimento. Tais concepções de Tylor devem ser entendidas no tempo em que este viveu.
Previamente, as discussões iluministas eramjustamente procurar algo q fosse comum a todos os homens. Afirmavam não existir, e nunca existiram de fato, pessoas as quais não fossem modificadas pelos costumes, sempre “atuando” de acordo com suas crenças e conjunto de valores. Isso torna muito mais difícil traçar uma linha entre o que é de sua natureza e o que é universal no homem. Geertz, afirma que procurar “traçar tal linha é falsificar asituação humana”.
Ao elucidar tópicos sobre o conceito de cultura em contraste com o conceito de homem, Geertz faz críticas a respeito da noção de consensus genitum. Uma tentativa de categorizar traços culturais essenciais à existência humana para limitar as dimensões culturais, afim de que as imposições de cunho biológico, psicológico e/ou sociológico viessem a coincidirem com o conceito de homem. Ouseja, uma noção, de que “há algumas coisas sobre as quais todos os homens concordam como corretas, reais, justas e atrativas, e que de fato essas coisas são”(Geertz). O autor logo derruba esta noção, pois ela falha em quesitos: propor universais substanciais ao invés de categorias vazias; determinar esses universais em processos sejam eles biológicos, psicológicos ou sociológicos, e não em algumespaço entre eles; e que sejam “convincentemente definidos como essenciais”. Não se pode fazer nenhuma grande generalização sobre o homem alem de que este é um ser complexamente variado, e ainda, as ações que assim procedem, acabam por chegar justamente na abordagem relativista a qual procurava evitar. Dado que a cultura, a sociedade, os organismos e suas psiques são tidos como “níveis” científicosdistintos, completos e autônomos, torna-se quase impossível uni-los outra vez. Os aspectos culturais universais são, na verdade, modelados pelas exigências. E, alem disso, a abordagem de níveis impossibilita a conexão genuína entre fatores culturais e não-culturais, apenas com analogias ou sugestões poucos persuasivas.
Ainda em Geertz, tem-se então a conclusão de que as abordagens iluministas afimde definir a natureza humana são basicamente “tipológicas”, pois valem-se apenas de um modelo em relação ao homem real.
No século XVIII, cultura passa a ser uma palavra fortemente associada à questão de progresso, educação, “evolução”, e principalmente razão. Justamente o centro do pensamento da época. Logo, então, na França, o termo se associa a outra forte palavra tomando-lhe como forma,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um breve apanhado sobre licitação
  • Apanhado de informações sobre parmênides
  • Apanhado de Dicas sobre Fotografia 154pgs
  • Resenha do texto: “um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e...
  • Apanhado Geral sobre Aplicações UDP
  • SOBRE A CULTURA
  • Estudo teórico sobre a morte
  • Estudo teórico sobre eletricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!