Apanhado de Fundamento das Ciências Sociais

Páginas: 11 (2639 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
FUNDAMETOS DA CIÊNCIAS SOCIAIS
-Dos objetos e métodos:
Por ciências sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política.
A sociologia estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos ecomunidades.
Na ciência política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder.

O conhecimento científico da vida social não se baseia apenas no fato, mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato.
As Ciências Naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos,isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Assim, nas Ciências Naturais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem.
Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de condições de relativo controle e emcondições de laboratório;
Alcança-se a objetividade científica;
As descobertas possibilitam o desenvolvimento de novas tecnologias.
As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação é o homem nasrelações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva. No âmbito das ciências Sociais torna-se difícil desenvolver uma teoria capaz de transmitir com precisão uma causa única ou motivação exclusiva.
Atitudes semelhantes têmsignificados diferentes;
Cada cultura constrói seu significado social;
Os fatos estudados pelo cientista social podem ser pretéritos ou serem reproduzidos em situações muito distintas. Não podem ser reproduzidos em condições controladas;
Os fenômenos são complexos;
As percepções são variadas, porquanto históricas;
O resultado prático é visto em livros, romances, arte, teatro, novelas onde taisideias podem ser plicadas para produzir modificações no comportamento das pessoas – nos sistemas de valores.
Os fatos sociais são irreproduzíveis em condições controladas e, por isso, quase nunca sempre fazem parte do passado;
São eventos a rigor históricos e apresentados de modo descritivo e narrativo, nunca na forma de uma experiência.

CULTURA é todo complexo que inclui conhecimento, crença,arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade.
A cultura é um conceito social e histórico, ela não nasce com a pessoa, esta é aprendida no decorrer da sua existência através do processo de socialização.
Simboliza tudo que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidadedentro do seu grupo de pertença. É a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
DIVERSIDADE CULTURAL é a multiplicidade de formas de vida, a forma como cada sociedade tem para: formar famílias, se vestir, se alimentar etc.
ETNOCENTRISMO é uma visão de mundo onde nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossosvalores, nossas definições do que é a existência.
RELATIVISMO SOCIAL é a postura de buscar compreender a lógica da vida do outro.
É considerar cada aspecto cultural em relação à cultura estudada, não em relação à sua própria cultura, enquanto sujeitos formados dentro de outro sistema de valores.
O ILUMINISMO concebeu novas ideias de vida social e entendeu o conceito de nação como forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
  • Fundamentos das ciencias sociais
  • FUNDAMENTOS DA CIENCIAS SOCIAIS
  • Fundamentos Ciencias Sociais
  • fundamentos de ciencias sociais
  • Fundamentos Da Ciencias Sociais Av2
  • AV1 Fundamentos Das Ciencias Sociais
  • Fundamento das ciencias sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!