Apagao de talentos e defict na educação básica no brasil

2333 palavras 10 páginas
“A deficiência na Educação como um gargalo no desenvolvimento do Brasil”

RAQUEL CARVALHO DE CASTRO

01/04/2013

Resumo
Neste artigo comento os maiores gargalos para o crescimento do Brasil, em particular da dificuldade das organizações em contratar profissionais com perfis adequados – o tão falado “apagão de talentos”. Esta questão fica bastante tangível ao analisarmos a baixa média de escolaridade do brasileiro divulgada no último IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o que impacta diretamente na qualificação deste profissional e na produtividade do país.

Introdução
O Brasil é considerado hoje a sétima economia do mundo. Apesar de todas as expectativas em relação ao crescimento do país, percebe-se hoje uma visão mais pessimista. Segundo a agencia de classificação de risco Fitch Ratings1, “Uma desaceleração prolongada do Produto Interno Bruto (PIB) combinada com política fiscal expansionista poderia atrapalhar a redução do peso da dívida no Brasil e atrasar a melhora da posição do país em relação a outras economias com a mesma nota.”

Apesar de todo o potencial do país e da estabilidade de sua política econômica, o Brasil apresenta hoje uma série de gargalos que impactam no seu crescimento. Entre eles destacamse: a necessidade de reformas estruturais, a deficiência da educação brasileira, a questão da violência urbana, os gargalos de infraestrutura, a alta carga tributária, o déficit da previdência, a burocracia da Estado e a degradação do sistema de representação política.

Neste artigo, darei um foco maior à questão da deficiência da educação e do seu impacto direto na baixa qualificação do profissional brasileiro, gerando o tão falado “apagão de talentos”.

1

http://www.valor.com.br/financas/3063322/pib-fraco-e-desafios-fiscais-pesam-sobre-analise-do-brasil-diz-fitch

1 Educação no Brasil
Para abordar a deficiência na educação no Brasil, trago uma análise do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Segundo o site do PNUD2 (Programa

Relacionados

  • PGE Combo 53 COMPLETO
    65261 palavras | 262 páginas