Apae-moc

286 palavras 2 páginas
APAE – 40 anos em Montes Claros. Uma história de conquistas
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE) funciona desde 1970 na cidade. São 40 anos de muita luta trabalho e acolhimento que contribuem a cada dia para a assistência, valorização e promoção social de pessoas com deficiência. A APAE funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo 423 alunos portadores de deficiência mental e múltipla na faixa etária de 0 a 55 anos.
Na instituição os alunos contam com completa infra-estrutura, com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e dentista. Além é claro da parte educacional com professores extremamente capacitados, onde é lecionado para o ensino fundamental, infantil e educação de jovens e adultos. A APAE oferece ainda diversas oficinas profissionalizantes nas áreas de culinária, artes plásticas, marcenaria, horticultura, voltados para preparar o deficiente para atuar no mercado de trabalho.
Programas e projetos também fazem parte das ações da APAE, como a Casa-Lar, que atende – com recursos da SEDESE - alunos em regime de abrigo, que viviam antes na cidade de Lagoa Santa em risco pessoal e social. Todos possuem necessidades especiais e na casa são inseridos no convívio social, recebendo alimentação, educação, assistência médica e psicológica.
Outro importante projeto desenvolvido pela APAE Montes Claros é o Centro de Convivência, que nesse ano ganha nova sede – anexo à escola-,ampliando suas atividades. O projeto é voltado para propiciar independência e autonomia; desenvolver habilidades intelectuais, comportamentais adaptativas e sociais; promover a saúde e inclusão social de pessoas com idade acima de 21 anos, não mais mantidas pelo governo na estrutura escolar. O projeto atende a 57 pessoas, foi criado em 2009 e se mantém totalmente com apoio da

Relacionados

  • Relatorio Anual 2011 Final
    37066 palavras | 149 páginas
  • Ricms pb - atualizado em 06.05.13
    270226 palavras | 1081 páginas
  • Metodologia
    56851 palavras | 228 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas