Apa's App's e corredores ecológicos

Páginas: 6 (1366 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA
GESTÃO AMBIENTAL

FORTALEZA
AGOSTO/2013

Para iniciar a realização de um artigo relacionando os termos: APP (Área de Preservação Permanente), APA (Área de Preservação Ambiental), e Corredores Ecológicos é necessário que se tenha noção do significado, ao menos inicial, dos termos; portanto:
APA (Área de Preservação Ambiental): É uma área em geralextensa, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais

APP (Área de Preservação Permanente): É,segundo o Novo Código Florestal Brasileiro, Lei nº12.651/12,1 Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Corredores ecológicos: Também chamado de corredor debiodiversidade é o nome dado à faixa de vegetação que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade madeireira, dentre outros), proporcionando à fauna o livre trânsito entre as áreas protegidas e, conseqüentemente, a troca genética entre as espécies.

Visando determinados aspectos, podemos citar,na Região Metropolitana de Fortaleza:

Área de Proteção Ambiental

APA da Serra da Aratanha: Encontra-se localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, compreendendo parcelas dos municípios de Maranguape, Pacatuba e Guaiúba, e tendo como limite físico a cota altimétrica de 200 metros. Trata-se de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, ocupando uma área de 6.448,29 hectares, criadapelo Decreto Estadual de n.º 24.959/99, apresentando a poligonal ilustrada na figura ao lado.

APA do Rio Pacoti: Unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio doDECRETO Nº 25.778, de 15 de fevereiro de 2000, abrange uma área de 2.914,93 hectares e localiza-se em á reas dos Municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, a aproximadamente, 30 km do centro de Fortaleza. O principalacesso a esta unidade de conservação se dá pela Avenida Washington Soares e em seguida pela Rodovia CE 025 Km. Justifica-se sua criação em face da riqueza e relevância dos ecossistemas presentes no entorno do Rio Pacoti, manguezal, cordão de dunas, mata de tabuleiro e ciliar, constituindo-se em região de equilíbrio ecológico bastante frágil e passível, portanto, de uma proteção especial por parte dopoder público e da sociedade, além da importância de se preservar a bacia do Rio Pacoti para o abastecimento d’água de Fortaleza. A APA da Serra de Baturité, a primeira e mais extensa Área de Proteção Ambiental criada pelo Governo do estado do Ceará, instituída através do DECRETO ESTADUAL Nº 20.956, de 18 de Setembro de 1990  alterado pelo Decreto nº 27.290, de 15/12/2003, abrange uma área de32.690 hectares e localiza-se na porção Nordeste do Estado, na região serrana do Maciço de Baturité. Delimitada pela cota 600 (seiscentos) metros é composta pelos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção. Está situada a 90 Km de Fortaleza e tem como principais acessos, partindo de Fortaleza, a Rodovia CE-060, sentido Pacatuba-Baturité e aRodovia CE-065, sentido Maranguape-Palmácia. Possuindo características climáticas únicas, a APA da Serra de Baturité abriga uma cobertura vegetal complexa, a qual serve de refúgio ecológico para uma Fauna e Flora diversificada, e se projeta como condição indispensável na formação e manutenção da bacia hidrográfica, cuja importância é indiscutível tanto para região como para o abastecimento da Região...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corredores ecologicos
  • Corredores ecológicos
  • Hot Spot e corredores ecologicos
  • app e apa e corredor ecologico
  • Habitats fragmentados corredor ecologico
  • Corredor ecológico/Pegada ecológica/Homem na natureza
  • Projeto recupera Corredor Ecológico do Rio Taquari Estrela
  • Unidades de Conservação, Corredores ecológicos no Brasil, Reservas legais e áreas de servidão florestal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!