Ap4diversidade

271 palavras 2 páginas
Aluno (a): Rafael Wesley Fortunato
RGM: 133209-1
Disciplina: Diversidade Étnico cultural
Professor (a) Tutor (a): Adriane Gomes

Atividade de Aprofundamento IV

Caro aluno,

Os estudos de etnografia urbana dividem-se em duas correntes (a primeira corrente que estuda os problemas dos países da periferia do capitalismo e a segunda que se dedica ao estudo dos países do centro do capitalismo). O primeiro tipo está focado nos aspectos desagregadores dos processos de urbanização. Nesta atividade você deve construir um texto, com base na primeira corrente, demonstrando quais são os temas (problemas), qual é o lócus (local) desse estudo e porque esses processos desagregadores acontecem.

Disserte no mínimo 20 linhas.

Os estudos voltados para os problemas pelos quais passam a maioria das metrópoles, como exemplo, o trânsito, o colapso do transporte público ou privado, o sistema de saúde de péssima estrutura, as desigualdades sociais, aprofundando a miséria e a exclusão social nas periferias, a falta de saneamento básico, a desigual distribuição de direitos básicos como educação, faz com que a violência se agrave e tire a segurança da população.
Os aspectos desagradáveis dos processos de urbanização, ou seja, no quão traumático e doloroso pode ser o crescimento urbano para aqueles que o experimentam na forma de colapsos e crises.
Obviamente, o lócus desses estudos são as grandes cidades que mais experimentam esses problemas, ou seja, tratam-se das realidades da periferia do sistema capitalista, onde a distribuição de renda é gravemente desigual e se aprofundam os abismos que cindem as classes sociais entre cada vez mais ricos, em menor número. Em contraste com cada vez mais pobres, em número cada vez maior.

Relacionados