AP2 Biofisica 2013 2 Com GABARITO

887 palavras 4 páginas
Gabarito da 2ª.Avaliação Presencial – 2013/2 de Biofísica
1.

Quando o pneu do carro fura e tentamos trocá-lo, muitas vezes não conseguimos soltar o parafuso que prende o pneu na roda com as mãos, mesmo usando uma chave em cruz ou em L. Proponha uma maneira de solucionar este problema, explicando os princípios físicos envolvidos na solução apontada.

Se não conseguimos girar o parafuso, é porque o torque produzido não é suficiente, e precisa ter seu módulo aumentado. Para aumentar a intensidade desse torque podemos aumentar a força, pisando na chave de roda. Podemos, também, aumentar o braço da alavanca, usando uma chave de roda mais comprida, por exemplo. O uso de lubrificação nos parafusos, para reduzir a força de atrito, também é uma solução válida.
2.

Abaixo encontram-se os esquemas de formação da visão em um olho normal um olho míope e um olho hipermetrope. Explique como ocorrem esses defeitos visuais, quais as lentes apropriadas para a correção de cada um e como essas lentes corrigem o problema.

A miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes de esta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados
(desfocados). A correção da miopia é feita com lentes divergentes. A finalidade da lente divergente é fazer com que os raios de luz provenientes do “infinito” pareçam originar-se no ponto remoto do míope.
3.

Sabemos que um raio de luz sofre mudança de direção na interface entre dois meios que tenham índices de refração diferentes. É por causa da refração da luz vemos um objeto longo mergulhado até sua metade na água como se ele tivesse sido partido. Sendo assim, se um pescador quiser fisgar um peixe lançando obliquamente um arpão, ele deverá arremessá-lo acima ou abaixo da posição em que vê o peixe? Por que?

Ele deve jogar o arpão abaixo da imagem do peixe, pois a refração da luz faz com que o peixe pareça estar mais perto da superfície do que

Relacionados