AP_ll

267 palavras 2 páginas
Morosidade no julgamento dos acusados do mensalão,quanto ao ponto de vista do autor, ele faz críticas a morosidade do rito processual do sistema judiciário e as práticas de alguns ministros do STF que tendem a protelar o curso do processo dos acusados do mensalão. Podemos notar nas frases “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta” e “que o revisor Ricardo parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar, que se aposenta no início de setembro”.

“Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.” o leitor precisa, no mínimo, ter uma noção de tempo, minutos, segundos, horas "pouco mais de dois minutos", precisa saber o significado de "oratória" e ter uma noção ao que se refere quando o eu-lírico diz "todos os tempos". É uma frase para pessoas estudadas entenderem completamente.

“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.” O leitor precisa saber calcular, pois assim saberá o que é "incalculável", terá também de saber o significado de reduzir e aumentar. Deverá saber o significado de "morosidade judicial" e o sentido e o significado de "retórica" e "sucinta." Esse diálogo também é apenas entendido por pessoas estudadas.

Relacionados

  • AP Unidade Ll DIN MICA DA ATIVIDADE
    364 palavras | 2 páginas