aoskd

435 palavras 2 páginas
Bom dia, sou o Diogo Filipe Martins Ribeiro, tenho 19 anos, resido na freguesia de Fragoso e vou dar início à apresentação do projeto da prova de aptidão profissional.
A região que vou abordar é o Douro, um cartão – de - visita para quem passa por Portugal principalmente no norte do país, é também património mundial da humanidade.
Os pontos que irei abordar são os seguintes: elaborar um historial acerca dos vinhos do Douro onde realçarei as exportações e área demarcada. De seguida apresentar-vos-ei a região demarcada do Douro. Esta situa-se a noroeste de Portugal na bacia hidrográfica do rio Douro e seus afluentes até cerca de 70 km da sua foz, abrange cerca de 250 000 ha distribuídos pelos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. Este tem 3 sub-regiões sendo elas Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. Irei também caracterizar a produção de vinhos e apresentar a composição da uva (existem definições organoléticas que são elas: cacho de uvas, engaço, bago, dentro do bago tem a polpa grainha e película) e quando se inicia a vindima.
De seguida falar – vos – ei dos métodos de vinificação assim como os tipos de vinificação, abordarei também as técnicas de engarrafamento assim como a garrafa, rolha e rotulo. Realçarei a relação dos vinhos com os alimentos, onde abordarei a abertura da garrafa e a prova.
Localizarei as rotas do vinho do Porto e Douro, a identificação e importância, contudo irei apresentar uma empresa exportadora de vinhos que será a Sogrape, esta é uma empresa do douro, mas que exporta vinhos de outras regiões do país, também falar – vos – ei da sua primeira marca, o crescimento da empresa, os ha e vinhos mais exportados. Abordarei os vinhos a servir com a ementa sugerida e a harmonização com a iguaria apresentada.
Na parte final solicitarei a participação de um enólogo para promover uma demonstração. Com todo o trabalho feito irei elaborar um portefólio e participarei na preparação e execução do serviço da prova prática.
Apresento

Relacionados