aokasoaekaosek

1323 palavras 6 páginas
ÍNDICE DIETÉTICO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA DIETA
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE GLOBAL DA DIETA: UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Uma alimentação equilibrada pode auxiliar na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) 9,19,20,21. Estudos científicos têm verificado, cada vez mais, a importância da avaliação dos hábitos alimentares da população 1,7,8,21. Porém, os métodos disponíveis apresentam limitações significativas, pois analisam somente nutrientes isolados ou alguns grupos alimentares, o que inviabiliza a análise da complexidade do hábito alimentar de indivíduos e/ou populações 13,17,18.

De acordo com Hann et al (2001), a avaliação isolada de nutrientes não corresponde à natureza multifatorial da dieta6. Além disso, a abordagem científica ao avaliar a quantidade de nutrientes e seus efeitos na saúde dos indivíduos, geralmente, apresenta a desvantagem de analisar a dieta separadamente do contexto sociocultural 6,11,13. Diante dessas evidências, observa-se a necessidade de instrumentos que avaliem o padrão alimentar de modo global, considerando tanto o consumo de nutrientes como de alimentos, refletindo em uma única variável a situação de diversos componentes da dieta 13,11,16.

Vários índices têm sido propostos, seja para avaliar e guiar a ingestão da dieta individual, ou para avaliar e guiar a ingestão da dieta de populações, promovendo assim a saúde por meio de programas de educação nutricional e redução do risco de doenças1,18. Dentre os métodos já propostos destaca-se o Healthy Eating Index (HEI)5, um instrumento de medida da qualidade global da dieta, que reflete o gradiente de risco para DCNT relacionadas à alimentação 1,2,15. O HEI identifica pessoas com dietas de alta qualidade e baseia-se nas recomendações Diet and Health14 referente às necessidades nutricionais, recomendações estas que sugerem uma diminuição da ingestão de gorduras total e saturada.

No Brasil, Fisberg et al (2004)3 adaptaram e validaram o HEI5 para a

Relacionados