aoijdfIOWEHGIUegpohjnbd cka

642 palavras 3 páginas
Escola: E.E.E. F Dr. Carvalho Bastos

Trabalho
De
História
Absolutismo
Monárquico

Nome: Ricardo, Felipe, Juliano
Professor: Carlos Henrique
Turma: 71

O que é absolutismo monárquico
Em termos de definição, o Absolutismo Monárquico foi o fenômeno político do apogeu do Estado Nacional, no qual a autoridade dos reis não conhecia limites institucionais.

As idéias em defesa do absolutismo monárquico
Pensadores políticos modernos procuraram explicar ou justificar as origens e as razões do Estado absolutista. Entre eles, podem ser citados.

Teóricos do absolutismo 1- Nicolau Maquiavel
Maquiavel foi um diplomata e historiador italiano, que defendia que o monarca deveria utilizar qualquer meio – lícito ou não – para manter o controle do seu reino. A frase que resume suas idéias é: “Os fins justificam os meios”. Obra: O Príncipe

2- Thomas Hobbes
Hobbes foi um matemático e filósofo inglês, que discorreu sobre a natureza humana e a necessidade de governos e sociedades. Dizia que o ser humano, no estado natural, é cruel e vingativo, necessitando de um governo forte e centralizado para manter o seu controle. A frase que resume suas idéias é: “O homem é o lobo do homem”.
Obra: Leviatã

3- Jacques Bossuet
Bossuet foi um bispo e teólogo francês que criou o argumento que o governo. era divino e os reis recebiam o seu poder de Deus. Assim, desobedecer a autoridade real seria considerado um pecado mortal. Um dos reis que se valeu de suas ideias foi o monarca absolutista
Obra: Política tirada da Sagrada Escritura

4- Jean Bodin
Bodin foi um jurista francês, membro do Parlamento e professor de Direito, que defendia que a soberania é um poder perpétuo e ilimitado. Sendo assim, as únicas limitações do soberano eram a lei divina e a lei natural. Bodin usava de argumento religioso para justificar o poder do rei, da mesma forma que Bossuet.
Obra: Seis livros da República

O absolutismo na frança
O absolutismo vigorou na

Relacionados