Ao ar da filosofia

Páginas: 2 (455 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Quase Deuses, tradução de “Something The Lord Made”, é um filme Jiseph Sargent, lançado em 2004. Filme dramático, que aborda temas como: preconceito racial, a revolução da medicina e a importância derealizar nossos sonhos.
O filme Quase Deuses conta a história verídica e emocionante de dois homens, que desafiaram as regras de sua época para iniciar uma revolução médica. A história se passa nosanos 40, na Baltimore, nos Estados Unidos.
Após a grande depressão de 1929 Vivien Thomas (Mos Def) é demitido e todas as suas economias que estavam guardadas no banco, para a faculdade de medicina,durante sete anos foram perdidas, pois o banco faliu.
Thomas consegue o emprego de faxineiro onde irá trabalhar para Alfred Blalock (Alan Rickman) um médico pesquisador que se tornou grandeinspiração para Thomas.
A partir daí Thomas começa estudar todos os livros sobre medicina que havia no local de seu trabalho. Logo, Blalock descobre que Thomas possui uma inteligência privilegiada e que podeser melhor aproveitado.
Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração, tendo-o Thomas como auxiliar. Os doisrealizavam cirurgias cardíacas utilizando técnicas sem precedentes, atuando como equipe de maneira impressionante.
Juntamente com Thomas, Blalock encontrou uma nova técnica para realizar cirurgiasde coração e conseguem salvar a vida de um bebê.
Ocorre que Blalock por ser branco formado em medicina e chefe do departamento cirúrgico do hospital foi o único que recebeu os méritos devido ao grandedescobrimento que salvou muitas vidas.
Thomas, por ser negro, pobre e apenas um auxiliar do médico foi totalmente esquecido e humilhado.
Somente no final do filme é que Blalock assume não ser oresponsável pelos métodos de salvar as vidas e daí em diante Thomas recebe seus devidos méritos, se tornando um dos maiores profissionais da instituição, sendo consagrado com seu retrato no rol dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia da ciência, editora ars poética (sp)
  • O que é o AR?
  • sem ar
  • ARS NOVA E ARS ANTIQUA
  • ar comprimido
  • preparação ar
  • Ar e atmosfera
  • ar condicionado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!