Anásile de anomalias de precipitação

802 palavras 4 páginas
 Introdução

Este trabalho visa analisar as anomalias de precipitação geradas no trimestre compreendido entre os meses de setembro à novembro de 1975.
De acordo com as anomalias analisadas, aparenta-se que, este foi um período marcado pela influência do fenômeno El Niño, onde este possui características próprias. Porém, quando avaliado o período com informações do CPTEC, nota-se que foi um período marcado por La Niña, onde por ser uma La nina muito longa acabou perdendo suas características.

 Metodologia

As figuras foram geradas no programa Grads, a partir dos dados de taxa de precipitação obtidos no site do NOAA. Inicialmente foi feita a extração dos dados de média de longa data no período de janeiro a dezembro, ajustou-se a latitude e a longitude, para no fim fazer download do arquivo. Posteriormente foram baixados os dados de média mensal, este processo foi parecido com o primeiro, a diferença se deu na escolha do período, que no caso, foi de setembro a novembro de 1975. Em seguida foram baixados os documentos “prec_aula.gs” e “brmap.dat”, no primeiro continha o script que seria rodado no programa Grads, onde tivemos que alterar no bloco de notas os dados que continham o caminho dos dados baixados, já o segundo era a configuração do mapa brasileiro, já que o Grads não é um programa nacional e não possuía o mapa. Por fim foi digitado no Grads o caminho do documento “prec_aula.gs” para gerar as figuras de anomalias de precipitação no trimestre escolhido. Depois foi feita a análise das imagens em conjunto com as informações sobre anomalias da temperatura da superfície do mar (TSM) obtidas no site do CPTEC, a fim de verificar se naquele período teve ocorrência do fenômeno El Niño ou La Niña.

 Definição

El nino
Os fenômenos El Niño são alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima.
Uma das consequências de um El Niño é a alteração do clima

Relacionados