Análisse granulométrica

801 palavras 4 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GOIÁS.
DEPARTAMENTO ACADEMICO DE ÁREAS III / COORDENAÇÃO DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE VIAS TERRESTRES

ENSAIO DE GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO

Aluno: Douglas Sena

Goiânia,
Outubro / 2014

INTRODUÇÃO

Este ensaio de granulometria é o utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total do ensaio. O resultados obtido é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, essa importante para a classificação dos solos e também a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc.
A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação. Solos mais granulares utilizamos como ensaio a granulometria por peneiramento, já para solos mais finos utilizamos o ensaio de granulometria por sedimentação.
O objetivo do ensaio de granulometria é obter a curva granulométrica de um solo.

PROCEDIMENTO

O procedimento para o ensaio de granolumetria segue os seguintes passos:
1°- Seca-se uma determinada quantidade de solo ao ar, desmancham-se os torrões e, em seguida, homogeneizasse o material cuidadosamente.
2° - Para que o material do ensaio seja representativo da jazida, a quantidade de solo a ser utilizada no ensaio deve ser obtida por quarteamento, obtendo-se assim uma amostra de solo com o peso necessário para se efetuar os ensaios
3°- Pesa-se a amostra de solo seco ao ar e peneira-se o material na #10 (2,00mm). Deve-se desmanchar os possíveis torrões que ainda possam existir no solo,de modo a assegurar que fiquem retidos na #10 apenas os grãos maiores que a abertura da malha.
4° - O material retido na

Relacionados

  • DISSERTA O Influ NciaMinera OGeoqu Mica
    49890 palavras | 200 páginas