Análises estrutural e funcional da proteína SH do RSV por ferramentas de bioinformática

16946 palavras 68 páginas
14
1. INTRODUÇÃO
As infecções respiratórias agudas (IRAs) são as maiores causadoras de morbidade e mortalidade entre pacientes pediátricos no mundo todo1, sendo responsáveis por aproximadamente 30% de todos os óbitos em crianças nos países em desenvolvimento2.
Embora as IRAs causem um menor número de mortes em países desenvolvidos, elas produzem grandes custos diretos e indiretos com assistência à saúde.
Cerca de 50 a 90% das infecções do trato respiratório inferior em crianças menores que um ano de idade1 são atribuídas aos vírus, principalmente: Vírus da
Parainfluenza Humana (VPIH) I, II, e III, Influenza A e B, Adenovírus, mais recentemente o
Metapneumovírus Humano (MPVH) e o vírus em estudo: o Vírus Sincicial Respiratório
Humano (hRSV)3,4.
As doenças respiratórias provocadas pelo hRSV vão desde um resfriado comum em adultos, até quadros de bronquiolite em recém-nascidos e pneumonia e bronquite em crianças maiores. O vírus é responsável por 40% das bronquiolites e 25% de todas as pneumonias virais. O período de incubação do vírus é por volta de 4 a 5 dias, porém, a infecção viral poder ter um período de transmissão de até três semanas5.
O hRSV tem distribuição mundial e apresenta surtos principalmente nos países em que as estações são bem definidas. Em países de clima subtropical, o surto de hRSV ocorre nos meses mais chuvosos e frios5. No Brasil, a sazonalidade considerada pela
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) ocorre nos meses de maio a setembro.
Quase 100% das crianças em idade pré-escolar já foram infectadas e muitas delas sofrem mais de uma infecção pelo hRSV ao longo da vida. Desta forma, pode se verificar que a infecção pelo hRSV induz a uma memória imunológica fraca, pois sua recidiva é frequente. Apesar de possuírem anticorpos circulantes contra o vírus, pessoas idosas também se infectam principalmente em fases imunodeprimidas5.

15
Os isolados do RSV podem ser classificados em dois grupos, A e B. Esta classificação é

Relacionados