Análise e produção de textos em geografiaa

304 palavras 2 páginas
Alguns benefícios do xadrez:
Desenvolvimento do raciocínio matemático
Maior habilidade na comunicação
Aumento da criatividade
Aumento da concentração
Treina o pensamento crítico
Aumento da memória
Maior maturidade intelectual
Aumento da autoconfiança
Análise de consequências
Ajuda nas decisões complexas
Reconhecimento de padrões torna-se mais fácil
Ajuda a lidar com situações não esperadas
Aumento da disciplina
Responsabilidade pelas ações.
Alguns benefícios do xadrez já são conhecidos desde a idade média, contudo só recentemente se tem estudado os seus efeitos na adolescência onde pode ter impactos significativos na cognição e desenvolvimento da aprendizagem. Inclusive há cada vez mais colégios e escolas em Portugal a oferecerem xadrez como disciplina obrigatória.
Mesmo assim não julgue que ao jogar xadrez apenas por umas semanas o vai tornar num Einstein. Grande parte dos estudos efetuados aponta para alguns anos até começar a surtir um efeito gradual.
Uma das grandes vantagens do xadrezé o seu investimento inicial quase nulo, um tabuleiro e umas peças é tudo quanto basta durante uns bons anos (ou décadas). Devido a esta característica é que os países subdesenvolvidos são o alvo predileto para expandir este belíssimo jogo e ajudar a desviar as crianças do mundo da criminalidade. A FIDE tem tido um grande papel neste aspecto tentando unir esforços para criar clubes e organizações em torno do xadrez em zonas mais problemáticas do nosso planeta.
Mesmo assim e apesar das recentes descobertas, a razão primária para jogar xadrez deve ser por divertimento. A diversão em aprender algo novo, jogar e estar com os nossos familiares e amigos. Tudo o resto é bónus extra.
Texto adaptado.
Adriana Soely
Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – UNEB
Educadora e Assistente Social

Relacionados

  • Pesquisa da região sudeste
    8439 palavras | 34 páginas
  • Fichamento
    21297 palavras | 86 páginas