Análise visita técnica BODEBROWN

1881 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA – DAQBI
BACHARELADO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA NA cERVEJARIA BODEBROWN

Relatório de aula visita TÉCNICA

CURITIBA
2013
Cristiano Fagner de Souza

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA NA cERVEJARIA BODEBROWN

Relatório sobre a visita técnica feita na cervejaria BODEBROWN referente à matéria de Tecnologia das Fermentações do curso de Bacharelado em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para avaliação.

Orientadora: Prof.a Lys Mary Bileski Cândido.

Curitiba 2013
RESUMO

SOUZA, F. Cristiano; Visita técnica na cervejaria BODEBROWN na matéria Tecnologia das Fermentações – Química Bacharelado Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba 2013. A visita técnica na cervejaria Bodebrown foi realizada no intuito de conhecer a fábrica e os seus processos de fabrico de cerveja, assim como esmiuçar o processo fermentativo na fabricação dessa bebida tão importante comercialmente, redobrando a atenção nas quatro etapas básicas do processo (malteação, lúpulo, fermentação e filtração), conhecer o ambiente e os equipamentos da cervejaria. O processo de fermentação é importante economicamente na indústria, sendo fundamental o conhecimento dos processos químicos e físicos envolvidos no processo.

Palavras-Chave: Malte. Lúpulo. Fermentação. Cerveja.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

A cerveja é um dos insumos de grande apelo comercial, pois as indústrias cervejeiras no Brasil fabricam exageradamente esse líquido, mais de 6,8 bilhões de litros desse produto foram feitos nesse primeiro semestre de 2013 no país (SICOBE, 2013), assim a cerveja tem importâncias econômicas e industriais relevantes. As

Relacionados

  • Ata do Copom 185
    23038 palavras | 93 páginas