ANÁLISE SETORIAL / MODELO DAS FORÇAS DE M. PORTER - SEGMENTO DE FAST FOOD DO BRASIL

1994 palavras 8 páginas
ESAMC – MBA EXECUTIVO • MÓDULO: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

ANÁLISE DO SETOR DE FAST FOOD NO BRASIL, SEGUNDO O MODELO DAS FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER
Trabalho apresentado à disciplina Estratégia Empresarial do MBA Executivo da ESAMC, orientado pelo Professor Valério Dominguez.

O modelo das Cinco Forças foi concebido por Michael Porter e destina-se à análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores, as forças competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.

Essas cinco forças são utilizadas em uma empresa para gerir a sua capacidade em servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para re-avaliar o mercado.

As cinco forças de Porter são: o Rivalidade entre os concorrentes; o Ameaça de novos entrantes; o Ameaça de produtos substitutos; o Poder de barganha dos clientes; o Poder de barganha dos fornecedores.

Abaixo segue uma demonstração simplificada de cada uma das forças que iremos abordar: Algumas características encontradas podem influenciar diversas forças do modelo. Neste caso, elas foram consideradas como influenciáveis e alocadas no seu contexto.

1. AVALIANDO O MERCADO DE FAST FOOD NO BRASIL

A “cultura” do hambúrguer no Brasil iniciou-se com a rede de lanchonetes Bob’s, na década de 50, em Copacabana. Uma rede que possuía em 1998 lojas em mais de 22 estados e foi a pioneira do conceito de sanduíche-refeição neste país.

Daquela década aos tempos atuais tudo mudou neste seguimento e surgiram verdadeiros gigantes do Fast Food, como o McDonalds, o primeiro e mais forte concorrente do Bob’s.

Para utilizar o modelo Porter para a indústria do Fast Food de hoje, deve-se observar os tipos existentes no mercado, que são: os independentes, com apenas uma loja; as redes, que operam com mais de uma loja sob a mesma direção; e as franquias, em que o franqueador proporciona ao

Relacionados