ANÁLISE SENSORIAL DE QUEIJOS DE COALHO COM FILME DE QUITOSANA.

1809 palavras 8 páginas
ANÁLISE SENSORIAL DE QUEIJOS DE COALHO COM FILME DE QUITOSANA.
Naiara Carolline Ferreira do Nascimento1, Mery Elice Moraes2, Elizabel Oliveira de Melo3, Anamélia Sales de Assis4.

Introdução
Nos últimos anos, estudos na área alimentícia estimula o desenvolvimento das embalagens ativas com o objetivo de estender a vida de prateleira e melhorar a segurança e as propriedades sensoriais enquanto mantém a qualidade do alimento, através de uma interação desejável entre a embalagem e o alimento (DEVLIEGHERE et al., 2004).
A importância da busca pelo reaproveitamento de resíduos sólidos descartados diretamente em solo ou em efluentes, (BETINI, 2006), como resíduos de camarão da espécie Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931), é bastante significativa, onde pesquisas têm sido realizadas obtendo-se embalagens ativas de filmes claros, consistentes e flexíveis, com alta capacidade de adesão às superfícies dos alimentos a partir da quitosana, polissacarídeo obtido da desacetilação da quitina presente em suas carapaças (AZEVEDO et al., 2007).
A produção leiteira constitui-se numa das principais atividades econômicas na Região do Agreste Pernambucano (IBGE, 2004), destacando-se como derivado o queijo de coalho, que é produzido com massa crua e tradicionalmente consumido fresco (KÉROUANTON et al., 2007). Porém, a contaminação microbiana desses produtos assume destacada relevância tanto para a indústria, pelas perdas econômicas, como para a Saúde Pública pelo risco de causar doenças transmitidas por alimentos (FEITOSA et al., 2003), sendo o uso de biofilmes extremamente vantajoso, agindo como barreira aos elementos externos, protegendo o produto e estendendo a vida de prateleira (KLAHORST, 1999).
O principal objetivo deste trabalho foi analisar sensorialmente a aceitação do filme de quitosana em queijos coalhos artesanais. Não adiantaria esse filme ter uma boa ação antimicrobiana, na conservação de queijos, se não fosse aceito pelos consumidores.

Material e métodos

A.

Relacionados

  • empreendedorismo
    67280 palavras | 270 páginas