Análise pscicológica da propaganda da axe

510 palavras 3 páginas
Comercial do AXE - Brigas - Misture-os e arrume problemas!

Resumo prévio do comercial:
Trata-se de um jovem que aplica dois produtos em seu corpo seguindo a proposta deles, primeiro usando nas axilas com conteúdo anti-transpirante (de cor prateada); e o segundo produto é um perfume para o corpo (de cor preta).
O narrador afirma que se você, quanto cliente, utilizar os dois produtos ao mesmo tempo, irá acumular benefícios, que no caso para o jovem seria o mais desejado, mulheres. Logo após, o jovem diz que é bom, porém sempre tem que separar as “briguinhas” e se inicia uma série de cenas de conflitos entre mulheres bonitas disputando a atenção do jovem e ele tenta por sua vez apartá-las.
Então finalizando o comercial o narrador solta o slogan do conjunto de produtos: “Axe antitranspirante e Axe perfume para o corpo, misture-os e arrume problemas”.

Análise Psicanalítica na campanha:
Durante anos a publicidade procura buscar a maior proximidade da perfeição que supra a necessidade humana, tal objetivo utilizando um método próprio para isso, baseando-se da Psicanálise de Sigmund Freud.
Vivemos em uma sociedade em que existe um consumo exagerado, em que se tem uma superabundância de ofertas, onde necessita-se de mais trabalho para ganhar mais e comprar mais e tudo controlado pela mídia. Dito isso fazendo uma análise mais aprofundada ficará claro o objetivo da publicidade utilizando tal método.
Freud estudou a subjetividade humana onde desenvolveu o seguinte raciocínio: “O homem é um ser complexo, dotado de uma singularidade que se forma e se transforma ao longo da vida, na qual as experiências possuem papel fundamental.”
Tal formação, também sendo julgada como subjetividade, seria o mais puro e simples desejo, forças motoras subsistentes no inconsciente, e os desejos por sua vez são divididos em três segmentos muito importantes: * Desejo Consciente * Desejo Pré-Consciente * Desejo Inconsciente
Nossos desejos inconscientes quando bloqueados são

Relacionados