Análise política de Cristiada

1607 palavras 7 páginas
UEM - Universidade Estadual de Maringá
Ciências Sociais

Ciência Política
Prof. Dr. Antônio Ozaí

Análise sobre Poder Político e Poder Ideológico no
Filme Cristiada

Maringá, 2013
Introdução
O presente trabalho busca analisar o filme Cristiada, lançado em 2012. A película mostra a Guerra Cristera, ocorrida no México de década de 1920 devido a uma política anticlerical adotada pelo presidente mexicano vigente na época, Plutarco Elías Calles.
O desenvolvimento da análise será baseado no texto “Política”, de Noberto Bobbio, com o auxílio do conhecimento adquirido na leitura do livro “O que é Política”, de Wolfgang Leo Maar, e nas aulas da disciplina de Ciência Política. O objetivo é mostrar como os poderes político e ideológico, conceitos citados por Bobbio, se apresentam e os conflitos existentes entre eles no México na época representada no filme.

Análise sobre Poder Político e Poder Ideológico no filme Cristiada “A precária relação entre o governo e a Igreja Católica se deteriora quando o presidente Calles começa a ser intransigente e aplicar as leis anticlericais descritas na Constituição Mexicana de 1917.” (CRISTIADA, 2012)
No discurso mostrado no início do filme, Plutarco Elías Calles diz que
“O México está sob ameaça! Um complô tão insidioso quanto perigoso ameaça nossa nação.” (CRISTIADA, 2012) O complô, segundo ele, eram púrias estrangeiros que entravam no país com o intuito de desestabilizar o governo, transformando os mexicanos em fanáticos. Esse receio que o governo tem relacionado à abrangência cada vez maior do poder da igreja no México demonstra uma disputa entre os poderes político e ideológico (baseando-nos na tipologia moderna de poder, presente no texto “Política”). O poder ideológico, que se baseia
“na influência que as ideias formuladas de um certo modo, expressas em certas circunstâncias, por uma pessoa investida de certa autoridade e difundidas mediante certos

Relacionados

  • Revolução mexicana
    9636 palavras | 39 páginas
  • A Era dos Extremos
    11840 palavras | 48 páginas
  • Géneros literarios
    15523 palavras | 63 páginas