Análise musical PAS - "Valesca Popozuda - Beijinho No Ombro"

449 palavras 2 páginas
Análise "Valesca Popozuda - Beijinho No Ombro" PAS 2013/2015

Um dos desejos da Valesca é que as inimigas tenham uma vida longa, assim, elas poderão ver a vitória da popozuda. Outra questão que ainda não resolvi: essa vitória é o quê? A conquista do camarote? Territórios, homens, dinheiro, poder? Ainda há uma ameaça: se houver uma aproximação das “invejosas”, se eles baterem de frente, porrada, tiro e bomba serão usados para suportar o ataque, que parece ser poderoso. Porque a artilharia da Valesca é forte, de exército.

Mesmo com armamento pesado composto por projéteis e explosivos, Valesca precisa de uma outra proteção: Deus. Ela canta que acredita em Deus. Pesquisas já comprovaram que ter fé faz bem. E essa fé de Valesca em Deus protege ela das moças que ficam de plantão querendo derrubar a cantora. A incongruência entre o amor que Deus quer na Terra e a guerra particular de Valesca com as inimigas não é citada na letra. Amor, guerra e Deus de escudo. E se as inimigas também acreditarem em Deus? Como resolver isso, Deus?

Continuando a observação da letra, algumas pistas aparecem: algo já aconteceu de sério. Termos como “recalque”, “mandada” e “piriguete” são entoados. Valesca até comprou um sensor para detectar quando uma aparece por perto, mesmo que ela esteja na pista e a cantora em um camarote, que parece bem alto, já que mal dá para ver a inimiga lá embaixo. No clipe há ainda um tigre! Na boate que o rito tribal aconteceu quando ouvi pela primeira vez “Beijinho no Ombro” as pessoas cantavam com punhos cerrados e veias saltadas no pescoço uma parte da música que o palavrão “puta que pariu” fica subtendido. Ou seja: a mãe de uma das inimigas também é conhecida pela Valesca.

Dias desses li que canções se tornam populares quando milhões se envolvem com a letra. Todo mundo descia na boquinha da garrafa em casa e aí surgiu a canção. Todo mundo um dia pensou “ai se eu te pego” e assim, literalmente, a música se espraiou pelo planeta. E, claro, todos, na

Relacionados