ANÁLISE MORFOLÓGICA

263 palavras 2 páginas
Enquanto é maio

Durante quatro ou cinco meses por ano o Rio é uma cidade desesperadamente infernal, com o seu calor. E eis que de repente os termômetros se comportam e o céu azula e o ar se limpa e purifica, o mar lava as suas ondas, as árvores pintam de luz o verde das suas folhas e tudo se adoça, dentro e fora dos seres humanos.
E me inquieto e quisera ser ubíqua e onipresente, pois não posso sair daqui, nem um minuto, e perder o Rio, nos seus dias de maio. E Petrópolis, ali, junto, está um delírio de beleza Teresópolis, Friburgo, Penedo, Itatiaia, São Paulo, Caraguatatuba, Parati e Vila Bela hão de estar igualmente esplendorosas. E que sobremaneira nos inquieta, pois já não será possível festejar o acontecimento em todas essas latitudes.
E vos escrevo, vigiando a paisagem pelas janelas abertas, pois não sei se ficará muito tempo assim à minha espera. E tenho remorsos de ir ao cinema e teatro, pois é um privilégio assistir a tais espetáculos em maio, mas uma tristeza perder um minuto que seja de maio, do lado de fora deles.
E é mister reunir os amigos e amar mais do que nunca os bem-amados e agradecer – ah, não vos esqueçais – aos vossos deuses, não importa quais sejam, o breve, o precário, o maravilhoso privilégio de estardes vivos e sãos e alegres, em maio. (Lessa, A Dama da Noite, p. 164, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1963)

1. Analise morfologicamente as palavras grifadas no texto.

Relacionados

  • Germinação de sementes e morfologia de plântulas de azadirachta indica a. juss. (meliaceae): uma espécie exótica com potencial na região de altamira, pará
    1611 palavras | 7 páginas
  • Ufmg_biologia2003
    2113 palavras | 9 páginas
  • Alelopatia
    27562 palavras | 111 páginas