Análise microeconomica somersby

499 palavras 2 páginas
Análise Microeconómica

Mercado :

Quanto ao mercado das sidras é um mercado crescente, ao contrário do mercado das cervejas que já tem um amplo mercado existente. No caso especifico das sidras Light, este mercado está ainda inexplorado, trata-se de uma bebida para um nicho de mercado e não tem concorrente directo em Portugal. A Sidra light surgirá no território português com o objetivo de dinamizar o mercado nacional de bebidas e criar novos hábitos de consume nas bebidas light, especialmente no Verão (devido a ser uma bebida sazonal).

Clientes e Consumidores:

Estes são incontestavelmente os principais objectos de estudo em Marketing. Como é um mercado inexistente em Portugal o consumidor dispõe se a pagar o que lhe é imposto, não só pela novidade do conceito mas por a falta de concorrência. O consumidor-alvo é o universo feminino, pois é uma alternativa à habitual cerveja, frequentemente não muito apreciada por o sexo feminino. O sabor refrescante e doce, e o facto de ser Light também é muito mais apreciado pelas mulheres. O móbil da Somersby Light é ser uma alternativa “easy – drinking” à cerveja, e apelativa não só para o universo feminino como também para as pessoas preocupadas com a imagem e bem-estar.
Clientes e consumidores possuem uma elementar diferença: os primeiros são os que detém o dinheiro, e os segundos os que consomem o bem.
Neste produto não existe esta distinção pois o consumidor será sempre em principio também o cliente.
Analogamente às decisões do cliente as características que mais pesam no momento da decisão neste caso prendem-se com a boa imagem associada ao produto, ao preço e principalmente o sabor e o contexto em que está inserido o consumidor. Os target da sidra Light são pessoas urbanas, experimentalistas e preocupadas com a imagem e com a saude.

Tal como Rui Freire, director de Marketing da Unicer afirma: ‘’ Os heavy-consumers de cerveja manter-se-ão fieis à cerveja. Nos light-consumers, para os quais a cerveja

Relacionados