Análise Macroambiental Harley Davidsohn

4375 palavras 18 páginas
Histórico e definição do negócio

A Harley-Davidson é, no mercado atual, uma vendedora exclusiva de motocicletas pesadas com mais de 750 cc, com foco em viagens de estrada; suas tentativas de se estabelecer no mercado de motocicletas leves não trouxe resultados satisfatórios, chegando praticamente ao fim com a venda de sua subsidiária italiana Aermacchi em 1978. Uma de suas principais características é que são oferecidas diversas customizações, as quais, inclusive, deram origem ao estilo chopper. Com exceção à família VRSC de motocicletas, as quais carregam um design moderno, as outras famílias da Harley-Davidson apostam, visualmente, no seu desenho tradicional e robusto.

Além das motos, a Harley-Davidson cunha sua marca através de diversos outros meios, dando um significado que vai além das famosas motocicletas: a marca detém clubes, realiza eventos, possui museus, diversas lojas, entre outras maneiras de manter a marca sempre viva e em frente aos olhos do consumidor. O valor do licenciamento do logotipo e da marca Harley-Davidson atingiu $40 milhões de dólares (0,8%) da sua receita líquida em 2010.

A Harley-Davidson surgiu no mercado em 1901 com a criação de um motor a ser utilizado em cima dos moldes de uma bicicleta comum. Na ocasião, foi constatado que o mesmo não conseguia produzir força o suficiente para subir nas inclinações montanhosas de Milwaukee e, a partir deste ponto, William Harley e os irmãos Arthur, Walter e William Davidson passaram a trabalhar em cima dos conceitos iniciais, melhorando a motocicleta como um todo.

Já em 1905 as motocicletas Harley-Davidson passaram a ser vendidas para o público, estando disponível, inclusive, o motor isoladamente para aqueles que desejassem montar sua própria motocicleta. O ano seguinte viu o surgimento da primeira fábrica oficial da Harley-Davidson em Milwaukee (o local permanece até hoje, porém como sede corporativa).

Em 1917 os EUA entrou na 1ª Guerra Mundial, e a H-D, já com suas motos sendo

Relacionados