Análise JSL 1S12

5327 palavras 22 páginas
JSL S.A. – JÚLIO SIMÕES LOGÍSTICA

Sumário

Introdução

A JSL é uma empresa dedicada à prestação de serviços logísticos com mais de 50 anos de atuação. É uma empresa de capital aberto e suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa.
A empresa vem auferindo bons resultados que geraram uma boa rentabilidade do patrimônio acumulado. A rentabilidade auferida no 1º semestre de 2012 foi de 5%, bem acima do índice DI para o período, estimado em torno de 2,75%.
Operacionalmente a empresa apresenta um baixo risco, isto porque tem custos e despesas bem controladas, com uma baixa alavancagem operacional. Porém, a empresa atua com grande alavancagem financeira e uma estrutura de capital com apenas 20% de recursos próprios.

Parte 1. Conhecimento Geral e Setor

A JSL atua há mais de 50 anos com o transporte de cargas. Ao longo desse período desenvolveu e adquiriu outras atividades próximas a seu ramo de atuação como o transporte de pessoas, locação e comércio de veículos. Atualmente, buscam programar soluções customizadas para os clientes visando à redução dos custos logísticos, bem como o aumento da eficiência das operações. Dessa forma, consegue fidelizar o cliente e oferecer soluções dentro de todos os seus produtos e serviços.
A missão da JSL está muito bem definida e trata-se de criar valor a clientes, acionistas e comunidades onde atua por meio da prestação de serviços e soluções logísticas que visam desonerar as atividades, bem como aperfeiçoar todo o processo ganhando em eficiência financeira, social e ambiental.
Em sua identidade organizacional, a visão é a manutenção da liderança de operações logísticas do mercado e de soluções inovadoras. Também tem foco em tornar-se referência na comercialização de ativos.
O slogan utilizado pela empresa é: Entender para Atender. Isto, sem dúvida, já informa que o principal valor que norteia a gestão da empresa é o respeito e objetividade no atendimento ao cliente, visando o

Relacionados