Análise gravométrica

1192 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Química Experimental I
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA

São Cristóvão-SE
2012 – 2
INTRODUÇÃO

A análise gravimétrica permite obter a quantidade de um elemento em uma solução retirando-se todos os outros elementos presentes na mesma. O processo consiste em cinco etapas: precipitação, filtração, lavagem, secagem e pesagem do precipitado.
Na precipitação o elemento desejado reage com um agente precipitante, que gera um composto que não é bastante solúvel e que se separa da solução devido à formação do precipitado.
Na filtração o precipitado é separado do restante da solução com o auxílio do filtro de papel.
Na lavagem o béquer com a solução é “lavado” algumas vezes com água destilada para retirar possíveis restos de precipitado que ainda sobraram após ser derramado no funil. Esse processo deve ser repetido algumas vezes até garantir que não há vestígios de precipitado no béquer, ou seja, que todo o precipitado está no filtro.
Na secagem o filtro com o precipitado é levado a um dessecador que vai retirar toda a umidade do papel e deixar somente o precipitado puro para que este possa então ser pesado e tenha a sua massa medida.

OBJETIVOS
Calcular o rendimento de uma reação de precipitação.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Antes de tudo pesa-se um filtro de papel e escreve-se o valor obtido da massa. A seguir, com o auxílio da pipeta coloca 10 mL de uma solução de nitrato de chumbo ( (Pb(NO3)2) de concentração molar 0,1 mol/L em um béquer com capacidade para 400 mL e então adiciona-se 100 mL de água destilada. Logo após, e usando a pipeta mais uma vez, coloca-se lentamente 10 mL de uma solução iodeto de potássio (KI) de concentração molar 0,1 mol/L no béquer que já contém água de nitrato de chumbo, espera-se então cinco minutos. Ao misturar esses reagentes a solução fica com uma cor amarela.
Passados

Relacionados