Análise físico química e micribiologica da água do central park

8893 palavras 36 páginas
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO LAGO DO PARQUE CENTRAL PARCK EM ANÁPOLIS-GO, NO PERÍODO CHUVOSO.

Resumo

O trabalho tem por finalidade levantar dados sócio-ambientais, microbiológicos e físico-químicos contribuindo desta forma para o conhecimento da qualidade ambiental do lago xxx localizado no Centralparck. Foram feitas coletas de amostra de água no lago entre agosto/2008 a dezembro/2008 em 3 pontos escolhidos no percurso do Córrego: No Central Park, próximo a Rodoviária com um condomínio fechado e próximo a residências onde existe uma ponte.

Os parâmetros analisados foram: pH, temperatura da água e do ar, condutividade elétrica, alcalinidade, turbidez, fósforo, acidez, e microbiológicos.
Estes dados foram comparados com os parâmetros de corpos d’água classe 2, verificando que o córrego encontra-se contaminado. Além destes dados, foi aplicado um questionário sócio -ambiental no entorno dos pontos de coleta do córrego das Antas verificando junto à população a falta de conhecimento do mesmo.

Esse córrego de Anápolis está sendo submetido a diferentes formas de impacto antrópico, especialmente pelo carregamento de matéria orgânica para dentro do mesmo, originados principalmente de esgotos domésticos abertos e lixos domésticos.

Com os resultados obtidos verificou-se que o Córrego das Antas é um local que possui muitos contrastes, como: pH neutro e turbidez dentro das especificações da CONAMA, mas possui alta condutividade, acidez, fósforo, alcalinidade, para classificá-lo como poluído, mas já são dados que revelam que se não houver mais responsabilidades tanto das autoridades quanto da população o córrego em breve será uma calamidade.

Palavras chaves: contaminação, antrópico, parâmetros.

Abstract

Introdução

A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a

Relacionados