ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE POLPAS DE ACEROLA CONGELADAS E COMERCIALIZADAS EM INHUMAS – GO

1260 palavras 6 páginas
I Congresso Online de Agronomia
21 a 23 de novembro de 2013
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE POLPAS DE ACEROLA CONGELADAS E
COMERCIALIZADAS EM INHUMAS – GO
1Bruna Alves

Ferreira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás –

Campus Inhumas - (PIBIC-EM/ CNPq).
2Simone Silva Machado - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás –
Campus Inhumas.
3Adriana Luiza WainTassi – Universidade Federal de Goiás – Escola de agronomia –
Campus II.
4Darlene Ana de Paula Vieira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
– Campus Inhumas.

Apoio:

Introdução
O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador de acerola (Malpighia glabra L.) no mundo (Carvalho, 2000). A acerola, o fruto da aceroleira, é uma drupa, carnosa, variando na forma, tamanho e peso é um fruto climatérico, com elevado pico da taxa respiratória, mas com baixa taxa no pico de produção de etileno (Carrington e King, 2002).

Segundo Araújo (1994), a acerola sofre alterações rapidamente após a colheita na cor, aroma, sabor e textura. As frutas por serem perecíveis e deteriorarem em poucos dias, têm sua comercialização in natura dificultada a grandes distâncias, a solução e a produção de polpa congelada.
As características físico-químicas como a medida do pH em determinados alimentos, fornece uma indicação do seu grau de deterioração, confirmada pela acidez ou basicidade desenvolvida (Macedo, 2001). A determinação da acidez fornece dados importantes na apreciação do estado de conservação de um produto alimentício.

A indústria de polpa de frutas tem como objetivos a obtenção de produtos com características sensoriais e nutricionais próximas da fruta in natura, segurança microbiológica e qualidade, visando não apenas a atender aos padrões exigidos pela legislação brasileira, como também às exigências do consumidor (Maia, 2009).

As polpas de frutas congeladas têm ampla aceitação no mercado pela manutenção das
características

Relacionados