Análise filmica - Playtime Jacques Tati

1169 palavras 5 páginas
FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ - FAP

Marta Gerda Aragón Rosa

ANÁLISE FÍLMICA: PLAYTIME, JACQUES TATI.

CURITIBA 2013
Marta Gerda Aragón Rosa

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de História da Arte, no Curso de Cinema e Vídeo, na Faculdade de Artes do Paraná.
Prof.ª. Dr.ª Rosimere Odahara Graça.

CURITIBA 2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................3
2. PLAYTIME.......................................................4
3. CONCLUSÃO..................................................6
4. BIBLIOGRAFIA................................................7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho se propõe a apresentar uma análise do filme Playtime do diretor Jacques Tati. Tendo em conta seus aspectos técnicos como iluminação, sonoplastia, enquadramento e interpretação baseando-se no período moderno e seus desdobramentos dentro dos conceitos do audiovisual.

2 PLAYTIME

O cineasta Jacques Tati começou sua carreira como ator e roteirista. Trabalhou em uma série de curtas-metragens e dois filmes de Claude Autant-Lara. Mas foi somente em 1947 que iniciou sua carreira de cineasta com Jour de Fête. A partir dai realizou mais seis filmes, Le Vancances de Mr. Hulot, Mon Oncle, Cours du Soir, Playtime, Trafic e Parade.
Entretanto, durante o processo de produção de Playtime Jacques Tati adquiriu uma dívida que conseguiu quitar somente depois de dez anos. Fato que definitivamente arruinou a carreira do cineasta e influenciou o fracasso dos seus últimos dois filmes.
A produção do longa iniciou-se em outubro de 1964 e foi até outubro de 1967. As filmagens começaram em abril de 1965 em um set onde 100 trabalhadores, simplesmente, construíram dois edifícios. Para os padrões da época isso é sem dúvida uma superprodução, assim já podemos ter uma ideia

Relacionados

  • JACQUES TATI
    2006 palavras | 9 páginas
  • Topologia sonora nos games Lawrence Rocha Shum
    79282 palavras | 318 páginas