Análise etnográfica da eficácia e adequabilidade da mensagem do spot: “campanha posto10 das havaianas”

1955 palavras 8 páginas
Universidade Politécnica

Apolitécnica

Escola superior de gestão e tecnologia

Curso: Ciencias Da Comunicacao

Análise etnográfica da eficácia e adequabilidade da mensagem do spot: “campanha posto10 das havaianas”

O trabalho seguinte surge no âmbito da cadeira de etnografia como instrumento de avaliação dos conteúdos administrados durante as aulas. Este tem como principal objectivo fazer uma análise etnográfica sobre a eficácia e adequabilidade da mensagem transmitida em um dos spots dos chinelos havaianas[1].

“ Método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado (…) é o caminho a seguir para chegar à verdade das ciências”(Jolivet, 1979:17). Os métodos usados para realização da pesquisa, foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa virtual e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica consistiu essencialmente na busca de obras que abordam teorias relacionadas ao tema em pesquisa, e permitiu traçar um caminho para atingir o nosso objectivo. A pesquisa virtual, serviu como fonte para a colecta do vídeo que foi usado durante a pesquisa de campo, e também permitiu a busca de informações em relação ao objecto em estudo. A pesquisa de campo foi realizada na base de um inquérito feito a alguns cidadãos da cidade de Maputo. Durante a pesquisa de campo apresentávamos o spot em estudo através de um computador e após a visualização do mesmo os inqueridos respondiam ao inquérito.

O objecto de estudo desta pesquisa é um spot ao qual foi atribuído o nome “campanha posto10 das havaianas” que foi exibido pela TV GLOBO INTERNACIONAL durante o ultimo verão, para vários países do mundo, incluído Moçambique através dos serviços de televisão pré-paga.

O spot “campanha posto10 das havaianas” tem como cenário o posto 10 da praia do rio de Janeiro (Brasil), onde duas actrizes famosas contracenam. A actriz Georgiana chega à praia enquanto fala ao celular com o seu amado, avisando-lhe que está no posto10; coloca a sua

Relacionados