Análise estilística do texto "o apanhador de desperdícios de manuel de barros"

651 palavras 3 páginas
Título:
Análise Estilística do Texto "O Apanhador de Desperdícios de Manuel de Barros".

Disciplina:
LÍNGUA PORTUGUESA - SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA
Objetivo:
Analisar Os recursos estilísticos empregados no Texto :”O apanhador de desperdícios”,de Manuel de Barros,bem como o sentido provocado por cada um deles.

Justificativa:
Nesse texto tem-se claro que para sua poética o importante é o extravio da palavra. Contudo, para que se processe essa união de palavra e natureza, é necessário que haja o elemento conector: o próprio Barros.

Introdução:
O trabalho de Barros se move em direção ao horizonte proposto por Paz, na busca doque Luis Henrique Barbosa denomina de uma linguagem adâmica, que não nega a historicidade da palavra, mas busca ressignificá-la continuamente dentro dos mais distintos contextos (cf. BARBOSA, 2003: 18). Busca Barros a liberdade da palavra, uma originalidade proporcionada pelo uso poético, concatenando-se mais uma vez com a perspectiva do teórico mexicano, para quem a poesia possui o dom de libertar a palavra.

Desenvolvimento:
Coligar a palavra à natureza, de forma a naturalizar a palavra coisificando-a, é um projeto ambicioso, pois, envolve a antítese. Nesse trabalho Barros se volta para seu papel de criador de um novo modelo
.

O trabalho daquele que busca o inusitado, a figura que intermedeia o processo, ganha corpo. Assim, o escritor acaba se tornando tão importante quanto aquilo que escreve. Nesse contexto fixa-se a busca pela primazia e imortalização da natureza, da palavra e do escritor, na busca de um espaço no qual todos eles se conectem com a eternidade, sendo esse lugar encontrado e materializado na escrita.

Nesse trajeto, a natureza apresenta-se como eterna por si mesma, como representativa da vida desde os seus primórdios, remetendo atavicamente aos princípios vitais mais remotos; a palavra então se eterniza na busca de comunhão com a natureza, e o poeta, pelo trabalho com a palavra, esta conectada a um

Relacionados

  • Resenha Critica Do Livro o Monge e o Executivo
    11723 palavras | 47 páginas
  • EXERCÍCIO DE VESTIBULAR RESOLVIDOS
    33114 palavras | 133 páginas
  • Trabalho escravo
    83262 palavras | 334 páginas
  • Monteiro Rodrigues 2011 Pensar O Neolitico Antigo
    157445 palavras | 630 páginas