Análise Escolas Enovadoras

739 palavras 3 páginas
Análise de Escolas Inovadoras
Juliana Máximo
O livro Escolas Inovadoras1 de Miriam Abramovay trata de diferentes experiências, intituladas pela autora de bem sucedidas, em escolas públicas. Como foco da pesquisa, tem-se a violência no âmbito escolar e como as escolas no livro citadas conseguiram encontrar estratégias para diminuir fortemente esse problema. O livro também trata de situações que podem vir a desencadear a violência.
A pesquisa demonstra quão importante é o processo de organização e gestão da escola, pois quando se vê com outro olhar as ações e comportamentos violentos no seu interior, pode-se pensar em saídas para o problema, promovendo ações que as possibilitem. A gestão participativa e descentralizada pressupõe uma prática de discussão coletiva, que engloba divisões de responsabilidades e funções, decisões sobre encaminhamentos e ações concretas.
Ao se valorizar as iniciativas e experiências realizadas pelas escolas, ações que as vezes podem parecer simples e banais podem promover uma maior integração da unidade escolar, o que fortalece e cria laços e dispositivos de compartilhamento de interesses e objetivos, além de despertar compromisso e motivação dos participantes.
Outro ponto trazido por Miriam é a importância da experiência/ ação/ projeto estar articulado a processos de construção coletiva para a superação dificuldades. Dessa forma o projeto consegue ganhar mais força e superar ainda mais desafios.
O Colégio Estadual Edmundo Rocha de Goiânia estava sofrendo com alguns problemas como alunos indisciplinados, invasões, problemas com a polícia, ameaça aos professores, alunos armados na escola, agressões com explosivos, dentre outros problemas relacionados à violência. Para conseguir superá-los, o colégio precisou aguçar sua visão para os aspectos a cima citados, percebendo a importância de encontrar o problema e juntamente com o corpo docente, direção e comunidade, buscar resolvê-lo.
A partir dos problemas identificados na instituição,

Relacionados

  • Grupo pão de açucar
    1990 palavras | 8 páginas
  • Papel do Director de escola face a reforma Educativa
    12458 palavras | 50 páginas
  • fazenda
    6214 palavras | 25 páginas
  • PIM II recursos HUmanos
    15218 palavras | 61 páginas