Análise Ergonômica Temakeria

3104 palavras 13 páginas
UFPE-250825-228600
Universidade Federal de Pernambuco
CAC – DAU
Arquitetura e Urbanismo
ERGONOMIA

ANÁLISE DA UNI TEMAKERIA, CIDADE UNIVERSITÁRIA-PE, SOB A ÓTICA DA ERGONOMIA E DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Alunas:
Beatriz Jeronymo
Camila Poggi
Julia Lima

Professores:
Vilma Villarouco
Vinicius Albuquerque
Ademario Junior
Bruno Barros

Recife, 04/08/2014
RESUMO

A UniTemakeria localizada na Cidade Universitária - PE, é uma nova temakeria que ocupa o que antes era uma banca de revistas nas proximidades da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa considera os conceitos da ergonomia na concepção do ambiente, que teve que adequar-se para um uso tão distinto do original, avaliando o comportamento, as atividades e a apropriação dos espaços pelos usuários propondo diretrizes para um melhor projeto de temakeria.
ABSTRACT

UniTemakeria, located in Cidade Universitária – PE, is a temakeria which hosts what used to be a news-stand in the surrounders of Federal University of Pernambuco. The researsh considers the concepts of ergonomics in the design of the environment evaluating the behavior, the activities and the appropriation of spaces by users suggesting guidelines for a better design of temakeria.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa consiste na análise da Unitemakeria, localizada na Cidade Universitária – PE, com foco nos clientes. A pesquisa leva em consideração a utilização dos conceitos da ergonomia na concepção do ambiente, avaliando o comportamento, as atividades e a apropriação do espaço pelos clientes, visando traçar diretrizes para um melhor projeto da temakeria.
Sabendo que a temakeria é localizada nas proximidades da Universidade Federal de Pernambuco, foi analisado que o público predominante é mais jovem, constituído pelos estudantes da universidade, porém os moradores da Cidade Universitária e de bairros vizinhos como a várzea, também costumam frequentar o local. A pesquisa buscou

Relacionados