Análise dos ídolos de bacon e filme firenheit 451 - françois truffaut

282 palavras 2 páginas
Bacon em sua obra “Novo Organum” nos apresenta ídolos (tribo, caverna, foro e teatro) que para ele bloqueiam a mente humana. O filme Firenheit 451 de François Truffaut nos traz uma sociedade reprimida pelas autoridades.
Os Ídolos do Teatro representam as autoridades do filme, que fazem com que os personagens tenham acesso somente aos fatos que eles querem, muitas vezes alteram dados e criam informações e fazem com que toda a população acredite e absorva sem questionar, o que impede o desenvolvimento do intelecto.
Os Ídolos do Foro representam a vida pública, o poder da palavra e pode ser facilmente ligado aos bombeiros: eles passam as ordens e dizem claramente a todas as pessoas que não devemos ler livros, que eles nos trazem uma realidade inexistente. De tanto repetir essa mensagem, o intelecto humano é bloqueado e então, sem questionar, passamos a entender que é proibido ler e não contradizemos, apenas obedecemos.
Relacionando ainda os Ídolos do Foro e os Ídolos do Teatro, ou seja, o bloqueio do desenvolvimento intelectual e o poder da linguagem nós nos encontramos com os Ídolos da Caverna, que são as opiniões formadas por cada individuo através da educação e da pressão de costumes que é transmitida a nós por pessoas que respeitamos e que, por sua vez, é diretamente ligado aos Ídolos da Tribo, que é a tendência do homem a explicar teorias que explicam o universo de todas as coisas e ainda transformar os fatos em verdade da natureza humana e não do universo.
Assim sendo, podemos concluir que os quatro ídolos de Bacon unidos possuem uma linha diretamente ligada com o filme de François Truffaut, cada um representado pelo seu bloco de

Relacionados