ANÁLISE DO TEMA DE TFG COM BASE NO CONTEÚDO DE OTP (ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PROFISSIONAL)

412 palavras 2 páginas
ANÁLISE DO TEMA DE TFG COM BASE NO CONTEÚDO DE OTP (ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PROFISSIONAL)
1. METODOLOGIA DE TRABALHO EM ARQUITETURA E URBANISMO
A metodologia nada mais é que um procedimento organizado para trabalhar. Procurando racionalizar as atividades por não ser preciso refazer diversas vezes o mesmo processo, isso também garante qualidade e economia de dinheiro e tempo, ainda mais nesta sociedade em que vivemos que a competitividade aumenta a cada dia. Esse processo também estabelece diretrizes para a solução de problemas, de maneira a facilitar o diagnóstico de erros e suas correções e melhorias.
No caso do nosso Trabalho Final de Graduação, é imprescindível termos esta metodologia. No caso, o primeiro passo é elaborar um cronograma para o projeto, de preferência junto com o orientador que auxiliará na melhor forma de procedermos. Iniciar com as pesquisas e escolha do terreno. Pesquisar sobre a legislação, o entorno, referencias arquitetônicas e escolher o partido arquitetônico. Ai sim, quando estivermos com tudo isso muito bem elaborado e definido, podemos projetar com calma e a certeza de que tudo estará de acordo.

2. LEGISLAÇÃO DE INTERESSE PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ARQUITETO E URBANISTA
O conhecimento sobre a legislação vigente no terreno, assim que o arquiteto recebe a solicitação de projeto do cliente, deve ser providenciada. Para que o arquiteto não tenha problemas posteriores com o projeto.
A legislação estabelece regras a serem cumpridas dentro do plano diretor para que a edificação seja um complemento bom para a população, e não algo que possa prejudicar. Entre suas regras, podemos encontrar os limites de altura dos prédios, taxas de ocupação, coeficiente de aproveitamento, permeabilidade, leis ambientais e exigências urbanas. Estas regras que, muitas vezes, divergem com as solicitações do cliente e podem causar grandes problemas. Se tudo for identificado antes, o cliente já estará ciente do que pode ser feito (ou não) em seu projeto.

Relacionados