ANÁLISE DO SETOR MADEIREIRO DE RORAIMA

7162 palavras 29 páginas
CUNHA, P. S. C.; SOUZA, R. B. L.; SOUZA, P. L. Análise do setor madeireiro...

1

ANÁLISE DO SETOR MADEIREIRO DE RORAIMA E SUA
INTERAÇÃO COM A CONTABILIDADE AMBIENTAL E O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Patrícia Socorro da Costa Cunha*
Romina Batista de Lucena de Souza**
Palmira Leão de Souza***

Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar como a Contabilidade Ambiental pode auxiliar o setor madeireiro na preservação do meio ambiente, além de ajudá-lo a ampliar ações para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado de Roraima. Propõe-se a aplicabilidade dessa ciência aos empresários que atuam no ramo de extração da madeira, a fim de ajudá-los na qualificação de seus produtos para exportação, com a preservação do meio ambiente.
Durante o trabalho, observou-se que as empresas roraimenses utilizam elementos contábeis que poderiam ser aplicados à Contabilidade Ambiental. No transcorrer deste artigo, foi detectado que as empresas madeireiras do Estado de Roraima não utilizam a Contabilidade
Ambiental por não ter conhecimento das informações relacionadas aos benefícios financeiros, econômicos, sociais e ambientais. Foi realizada uma pesquisa de campo, quantitativa e descritiva, envolvendo a aplicação de questionários em 20 empresas do setor madeireiro.
Pretendeu-se, dessa forma, justificar e defender a importância da aplicação da Contabilidade
Ambiental nas empresas madeireiras no Estado de Roraima. E nesse contexto a Contabilidade possui importante base conceitual para contribuir no desenvolvimento de mecanismos de controle e mensuração da relação “empresa e meio ambiente”.
Palavras-chave: Setor madeireiro. Contabilidade ambiental. Desenvolvimento sustentável.

ANALYSIS OF THE TIMBER SECTOR OF RORAIMA AND THEIR
INTERACTION WITH ENVIRONMENTAL ACCOUNTING AND
SUSTAINABLE DEVELOPMENT
Abstract. The objective this paper is to show how environmental accounting can assist the timber sector in the preservation of the environment, and help you

Relacionados