Análise do romance "a casa quieta" rgc

3680 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Assessoria de Administração – 1º ano

Análise do Romance A Casa Quieta de Rodrigo Guedes de Carvalho

Práticas textuais e cultura portuguesa Luís Salema

Andreia Rocha nº 42271 Sílvia Freitas nº 42524

Portimão, Maio de 2011

Índice

Introdução 2 O drama da morte 3 A complexidade das relações humanas 5 A casa 9

Conclusão 12
Referências Bibliográficas 13

Introdução

Este romance é, na nossa opinião, um livro bastante melancólico. Leva o leitor, fazendo uso de múltiplos narradores, a entrar na mente dos personagens e a identificar-se com os seus sentimentos mais profundos. A forma intimista e invulgar, cheia de saltos temporais, como foi escrito, foi a nossa principal motivação para analisar a obra. O nosso objectivo é, não só fazer uma análise do que considerámos mais premente, mas também levar o leitor a reflectir sobre as temáticas abordadas.
Esta análise está dividida em três tópicos, que, em nosso entender, retratam todo o enredo e complexidade da obra. O primeiro, aborda a inevitabilidade da morte, o tempo irrecuperável e o sofrimento psicológico que a mesma proporciona. O segundo tópico, centra-se na complexidade das relações humanas e nos padrões socialmente impostos. E o terceiro, e último, na casa, que serve de palco à maioria do desenrolar da acção e encerra memórias de momentos vividos e de desejos que nunca foram realizados.

O drama da morte

Salvador e Mariana são um casal de meia-idade, com uma relação bastante duradoura. A sua felicidade é, no entanto, abalada pela notícia de que Mariana tem um cancro irreversível, vai morrer, já nada pode ser feito.
A obra foca a inevitabilidade da morte e a agonia, solidão e sofrimento que a mesma pode causar. Inicia-se com Salvador a chegar a casa e a fazer as coisas do costume, como se a mulher ainda fosse viva. Ele sabe que já não é assim, que ela já partiu, não a tornará a ver. No

Relacionados