ANÁLISE DO RISCO DE DANOS AO CLIMA/AR NO ENTORNO DO CÓRREGO MINGAU, BAIRRO PARQUE AMAZÔNIA, EM GOIÂNIA-GO

6999 palavras 28 páginas
ANÁLISE DO RISCO DE DANOS AO CLIMA/AR NO ENTORNO DO
CÓRREGO MINGAU, BAIRRO PARQUE AMAZÔNIA, EM GOIÂNIA-GO
Simone Gonçalves Sales Assunção1,2
Heloina Terezinha Faleiro1
Regis de Castro Ferreira2
Alisson Neves Harmyans Moreira1

RESUMO
O presente trabalho visou a avaliar o risco que a ocupação antrópica representa em relação ao clima/ar na cidade de Goiânia, Goiás, a partir de um estudo de caso realizado no bairro Parque Amazônia, em uma área que abrange o córrego Mingau e seu entorno. Com base nos riscos ecológicos identificados nessa área, utilizou-se o método Análise do Risco Ecológico (Faria, 1996), que possibilita ao planejador avaliar as inter-relações entre os usos existentes/planejados e os fatores naturais que caracterizam um determinado espaço. A avaliação de risco ao clima/ar aplicada no entorno do córrego Mingau veio comprovar as alterações da qualidade dos fatores ambientais provocadas pela urbanização, bem como quantificar a sua deterioração diretamente relacionada aos prejuízos à qualidade de vida da população urbana.
Este estudo evidenciou a utilidade da execução e a implementação de planos diretores que efetivamente levem em consideração as características naturais do meio ambiente (resistência e resiliência), obedecendo a parâmetros de planejamento urbano baseados em fatores de sustentabilidade ambiental, econômicos e sociais.
Para isso, propôs-se que as propriedades ribeirinhas sejam maiores em termos de área, diminuindo a retirada da vegetação natural, a alteração das vazões de água disponíveis e a ocupação e impermeabilização do solo em APP’s. É necessário que haja a conscientização da população dos reais benefícios da preservação e da utilização dos fatores ambientais.
Palavras-chave: análise do Risco Ecológico, clima/ar, córrego Mingau

ABSTRACT
Analysis of the risk of injury to climate/air around the Mingau stream, in
Parque Amazonia neighborhood in Goiania-GO. This article focused on the
1
Depto. de Engenharia

Relacionados