Análise do primeiro acto de Chinatown

569 palavras 3 páginas
Análise do Primeiro Acto do filme 'Chinatown'

Chinatown é um filme clássico americano. Realizado por Roman Polanski, o filme de 1974 enquadra-se no sub-género neo-noir. Narrativamente é inspirado nos filmes noirs, que tiveram o seu período nos anos 40 e 50. A história de um detetive privado que se vê metido numa investigação de traições e conspirações que envolvem a 'femme fatale'. A perigosa femme fatale que nos filmes noir traz sempre problemas ao personagem principal.

O filme baseia-se na linguagem clássica de Hollywood imposta por D.W.Griffith. Linguagem esta desenhada por três actos com um plot point entre cada um deles, acabando com um final fechado. No primeiro acto de Chinatown, ficamos a saber quem é o detetive Gittes, o que ele faz assim como o contexto em que a história do filme que se passará que é durante a seca de Los Angeles em 1937, em que se disputava a água disponível. O primeiro plot point (não sendo um plot point definidor de transição de acto) acontece aproximadamente ao minuto 20 (na cena em que o detetive Gittes recebe a visita da verdadeira Mrs. Mulwray). No entanto, o acto é fechado apenas no minuto 33 quando Mr. Mulwray aparece morto.

Analisando o primeiro acto do filme, percebe-se a clara intensão de criar empatia entre o espectador e a personagem principal. É a identificação que vem ao encontro da já referida linguagem narrativa clássica. Logo na primeira cena, conhecemos o detetive Gittes como alguém inteligente, misterioso e sarcástico, adjectivos típicos das personagens de filmes noir.
Outro ponto que permite uma mais fácil identificação com a personagem é o facto do espectador nunca saber mais que a personagem. Nós estamos com ele e vamos descobrindo as coisas ao mesmo tempo que ele.

As ações do primeiro acto acontecem de uma forma ritmada e principalmente as cenas iniciais funcionam para que em pouco tempo se transmita muito. Cada cena faz avançar a história e não poderia ser retirada. É o efeito de causalidade onde os

Relacionados

  • 11 de setembro
    3002 palavras | 13 páginas
  • A verdade
    44165 palavras | 177 páginas
  • O Olhar Distanciado Claude Levi Strauss
    129706 palavras | 519 páginas
  • Livro Historia Secreta Do Brasil
    100935 palavras | 404 páginas