Análise do poema "Ode Marítima 'de Fernando Pessoa por meio da leitura sobre aspectos estruturalistas do seu heterônimo sensacionista.

5371 palavras 22 páginas
Análise do poema Ode Marítima de Fernando Pessoa por meio da releitura sobre aspectos estruturalistas do seu heterônimo sensacionista. Alda Mascarenhas e Silva Costa*
Resumo
Álvaro de Campos, um heterônimo de Fernando Pessoa que mascara e revela por meio do eu lírico que olha o mundo e o contempla com fúria repetitiva em linguagem ansiosa por revelar segredos particulares de quem lê e sente, mas não ousa dizer. Nesta Ode repleta de idas e voltas e continuidade em expor sentimentos utilizando a relação do homem ao mar, que desbrava física e metafisicamente o corpo e a alma. Este breve trabalho que procurou abordar o poema de 100 estrofes e 904 versos é um convite à aproximação do leitor com a alma dupla de Fernando Pessoa, Ode Marítima é a construção primordial de quem sabe alinhar a linguagem comum à literatura poética que ao causar estranhamento embriaga e desperta a busca por entende-lo.Busca-se um contato longe de estar fechado e findo, mas um alento aos que apreciam uma boa literatura e por meio deste auxiliar com novas investigações.

Introdução A multipluralidade de linguagem neste poema destaca-se na fala barthesiana.
(...) a ele se acede por várias entradas, de que nenhuma pode com segurança ser declarada principal os códigos que ele mobiliza sucedem-se a perder de vista (...) desse texto absolutamente plural podem os sistemas de sentido apoderar-se, mas o seu número não é nunca fechado tendo por medida o infinito da linguagem(BARTHES,apud SEABRA,1988,p.242).
No poema visto sobre aspecto estruturalista da imanência nota-se a relação que se abre no texto o sentimento do homem e do mar, e da máquina que constrange com subversiva conotação sexual mascarada, quem a sente além do eu lírico , quem a ouve e a acolhe durante a leitura dos artifícios da construção da linguagem que se apraz tão nitidamente e ao mesmo tempo confusa, e que pode a cada verso de apoderar do mesmo ,sentir e desvelar.
No

Relacionados

  • Aexperienciafuturista
    63180 palavras | 253 páginas