Análise do octógono apresentado no texto:Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança, de Philippe Perrenoud.

1533 palavras 7 páginas
Faespe

Análise do octógono apresentado no texto:Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança, de Philippe Perrenoud.

Esses são oito pólos que aparecem interdependentes com as práticas de avaliação: Relações entre as famílias e a escola.

As práticas de avaliação são habituais a todos aqueles que em seu trabalho regularmente passam por situações de julgamentos por parte de seus superiores, ou fazem balanços das perdas e ganhos após um exercício contábil. Na escola os programas e métodos de hoje confundem os pais que não entendem nada de matemática e de conjuntos ou conteúdos renovados, mas quando se fala de avaliação os pais conseguem se lembrar muito bem da época em que frequentavam a escola independente do tempo que isso ocorreu. Por isso dizemos que a avaliação é um vínculo entre escola e família, os pais regularmente vão a escola para assinar os trabalhos e boletins, tomando conhecimento dos avanços e dificuldades de seu filho. E é pertinente afirmarmos que essa comunicação entre escola e família limita-se a explanar desempenhos numéricos que muitas vezes não dão uma representação precisa do que o aluno verdadeiramente domina. Torna-se necessário mudar o sistema de avaliação clássico sem privar boa parte dos pais de compreender como funciona a avaliação formativa, através do diálogo e da confiança. A avaliação formativa, qualitativa e interativa é extremamente interessante aos alunos e para uma inovação pedagógica.

Organização das turmas e possibilidades de individualização

A avaliação formativa tem como ponto de partida orientar as práticas pedagógicas e a aprendizagem dos alunos, o professor ao constatar que suas instruções não são compreendidas retomará problema em sua base e modificará seu planejamento. Para que a avaliação normativa funcione é preciso regular individualmente as aprendizagens, só podemos mudar as práticas de avaliação se transformarmos o ensino, a gestão das aulas, a

Relacionados

  • delia lerner
    167821 palavras | 672 páginas