ANÁLISE DO LIVRO: A SOLIDÃO DOS MORIBUNDOS DE NORBERT ELIAS

3454 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
ANÁLISE DO LIVRO: A SOLIDÃO DOS MORIBUNDOS DE NORBERT ELIAS
CURSO: Bacharelado em História
PERÍODO: 2012.1
IDADE MODERNA E O PROCESSO CIVILIZADOR
Prof. Severino Vicente da Silva.
ALUNA: Ana Renata de Farias Santos.
Recife, 2012.
INTRODUÇÃO
No mundo, os homens e mulheres estão de passagem, na certeza de que a morte cedo ou tarde chegará.
A Solidão dos Moribundos seguido de “Envelhecer e Morrer”, obra de Norbert Elias constitui dois ensaios referente à morte e o tratamento para com os moribundos.
O primeiro ensaio; Elias aborda o processo civilizatório da sociedade e dos indivíduos e os modos através dos quais se instalam, em cada um, os sentimento de medo, constrangimento e embaraço em relação a tudo que lembre a finitude da vida biológica.
O segundo ensaio, Envelhecer e Morrer, é uma versão revista de uma conferência médica em 1983 e aborda com mais ênfase, o isolamento dos velhos e moribundos em asilos, hospitais e clínicas de saúde, tal análise deste ensaio não será dada neste trabalho, apenas será analisado A Solidão dos Moribundos.
Inicial a apresentação da abordagem do livro A Solidão dos Moribundos seguido de Envelhecer e Morrer do sociólogo alemão Norbert Elias, é necessário que se conheça um pouco mais sobre a vida, obras e pressupostos desse autor, infelizmente pouco conhecido entre nós como deveria. Desse modo, pode-se compreender sua contribuição à questão do envelhecimento, exclusão e morte a partir do contexto de sua abordagem e postulações.
Elias nasceu em Breslau (Alemanha), em 22 de junho de 1897. Filho único de Hermann Elias e Sophie Elias serviu ao Exército em 1915 durante a 1ª Guerra Mundial. Depois estudou Medicina, Filosofia e Psicologia em sua cidade natal, Freiburg e Heidelberg. Em 1924, defendeu sua tese de Ph.D. na Alemanha. Nos anos 30, trabalhou com Alfred Weber (irmão de Max Weber) e com Karl Mannheim. Desse último, foi assistente quando ensinava

Relacionados