ANÁLISE DO FILME: SUPEROUTRO (NAVARRO 1989)

1800 palavras 8 páginas
ANÁLISE DO FILME: SUPEROUTRO (NAVARRO 1989)

Introdução A psicose tem como núcleo estruturante central a prevalência do princípio do prazer sobre o princípio da realidade. Dessa forma, as funções do ego são prejudicadas, caracterizando o contato do indivíduo psicótico com seu mundo externo como um ambiente restrito ao seu universo interpsíquico, ou seja, um mundo só seu. A psicose aponta para um distúrbio no relacionamento ente o Ego e o mundo externo. O Ego se dissocia do mundo externo criando alucinações que são equilibradas através dos delírios.
O filme Superoutro de Edgar Navarro faz uma construção de um personagem para Bertrand Duarte como um sujeito que consegue viver da forma como ele quer. Edgar Navarro inventa uma nova maneira de viver através dos delírios de um personagem. E um filme positivo sobre a forma viver com delírio,o personagem se veste de super homem e vai ser super homem mesmo. Ela fala que quer voar, vai voar e voa. É um filme propositivo. O filme não desqualifica o sujeito ao contrário o filme faz uma versão positiva de como aquele sujeito cria uma forma singular de existir. Ele não aceita o rótulo, de esquizofrênico repudia o manicômio e continua vivendo a sua liberdade singular. O sujeito assume como verdadeira uma ideia “sua” sem qualquer tentativa de justificação lógica, constrói um cenário que enriquece com inúmeros acontecimentos e fatos, pois o delírio é a sua realidade.
Além das ideias delirantes é importante percebe ou identificar os processos psicológicos no qual o personagem apresenta durante o filme, chamados mecanismos geradores que de forma patológica contribuem para o seu delírio. Ao decorrer do trabalho iremos identificar alguns destes processos nas cenas identificadas.

Cena 1: Acorda humanidadeeeeeee! O comportamento do personagem aparentemente apresenta-se de forma “normal” dento da sua percepção de realidade. Apresenta uma ideia base que é de salvar a humanidade e para isso é preciso mantê-la em

Relacionados