Análise do filme splangles

1543 palavras 7 páginas
Análise do filme: Spanglish

O filme Spanglish retrata as dificuldades que os latinos encontram nos Estados Unidos e as diferenças entre as culturas americana e mexicana, evidenciando as negociações identitárias que ocorrem devido a presença de ambas as culturas em um mesmo país.

Flor, que vivia com sua filha Cristina no México, sentiu-se desolada após ter sido abandonada pelo marido. Depois de um tempo, Flor decidiu que seria melhor partirem para os Estados Unidos, para proporcionar à filha a chance de ter uma boa formação.

Chegando em Los Angeles foram amparadas por uma prima que já vivia lá há algum tempo, porém em um bairro de imigrantes mexicanos. Dessa forma, Flor se sentia segura para continuar a viver e criar sua filha o mais próxima possível de seus costumes, ainda que dentro de outro país.

Como Cristina ainda era criança, foi mais fácil a sua adaptação à língua inglesa e à maneira de ser dos americanos. Ao contrário de Cristina, Flor deixa transparecer resistência à cultura americana e, tenta de todas as formas conservar seu idioma, hábitos e crenças, como uma forma de não negar sua origem e preservar sua “identidade”.

Sendo assim, Cristina não teria problemas para atravessar a fronteira cultural, no entanto, Flor, sua mãe, encontraria muitas dificuldades para conseguir adaptar-se a nova terra, o que se deve a razões diversas. Um exemplo disso, é a cena da entrevista de emprego na casa da família Clasky, em que Flor precisou levar sua prima para intermediar o diálogo entre Deborah (americana nativa) e Flor que não falava inglês. Mesmo assim, com todas as dificuldades durante a entrevista, Flor consegue o emprego de empregada doméstica.

A partir da cena da entrevista, percebe-se também a dificuldade de conseguir emprego, pois nos Estados Unidos, as opções de trabalho para os hispânicos são restritas a empregos secundários com baixa remuneração. Outro aspecto é o choque cultural que os latinos encontram nos Estados Unidos. Flor que não

Relacionados