Análise do filme karater segundo weber

1268 palavras 6 páginas
ANÁLISE DO FILME ‘CARÁTER’ SEGUNDO WEBER

Novembro / 2012

Introdução * * O objetivo deste trabalho é analisar o Filme Caráter de Mike Van Dien com base nos textos de Weber estudados. Nestes, o pensador descreve desde as precondições para o capitalismo, a como este se formou com o auxílio da ética protestante, além de discorrer sobre os tipos puros de dominação. * * O filme é emblemático de diversos conceitos apresentados por Weber em seus textos. Nele, a ênfase é dada na relação entre Dreverhaven e Katadreuffe, pai e filho, sendo o último o protagonista do filme. Esta relação, pautada em diversos conflitos, é o tema central do filme, assim como os diversos desafios vividos por Katadreuffe em sua vida, de forma a contribuir para a formação do caráter do último. O filme retrata ainda a vida de J. Katadreuffe, mãe do protagonista, que após o nascimento do filho, leva uma vida ainda mais regrada, sendo uma característica da ética protestante, embora esta não seja explicitamente comentada no filme. * * Assim, conforme o enredo evolui, são demonstradas diversas situações que são passíveis de uma análise baseada nas teorias de Weber. Estas serão analisadas no decorrer do trabalho, de maneira a entender como as teorias deste autor estão presentes na sociedade exposta por Van Dien.
Análise dos Textos de Weber *
Weber apresenta em A gênese do capitalismo moderno algumas precondições para o capitalismo, tais como: direito racional – para a economia capitalista é necessária a confiança em um direito racional, o qual possui um conjunto de leis formais que guiam a conduta das empresas e dos indivíduos –, trabalho livre – no qual os trabalhadores vendem por livre vontade a sua força de trabalho.
Em A ética protestante e o “espírito” do capitalismo Weber discute a relação entre os preceitos da religião puritana e o nascimento da essência capitalista, dentre esses preceitos pode-se identificar: a valorização do trabalho e a negação do

Relacionados

  • O OURO E A EXPANSÃO TERRITORIAL NO BRASIL
    24667 palavras | 99 páginas