Análise do filme hudsucker.proxy (na roda da fortuna) com as teorias cientifíca,clássica e relações humanas

800 palavras 4 páginas
ANÁLISE DO FILME HUDSUCKER.PROXY (NA RODA DA FORTUNA) COM AS TEORIAS CIENTIFÍCA,CLÁSSICA E RELAÇÕES HUMANAS

Manaus – 2012

Na Roda da Fortuna

O filme conta a história fictícia de um executivo americano e a sua invenção: O bambolê. Na véspera do ano novo (1958), todos em Nova Iorque estão celebrando exceto Norville Barnes, o presidente das indústrias Hudsucker e que está se preparando para se suicidar, saltando do alto do edifício de sua companhia. Ele não seria o primeiro, pois, poucas semanas antes, o fundador e presidente anterior atravessou inexplicavelmente a janela da sala de reuniões de um andar acima no mesmo edifício.
Norville assumiu a presidência e recebeu plenos poderes para dar andamento ao seu invento. E para desgosto de Mussburger, o brinquedo foi um sucesso. Mas o executivo ainda tinha um recurso para prejudicar Norville e recuperar seu poder na empresa. E com isso levou o jovem presidente à beira do suicídio.

No filme a teoria Científica pode ser identificada no térreo do edifício, onde as pessoas trabalham sem parar, a organização racional do trabalho se fundamenta na análise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador. Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção, um exemplo claro é o colaborador que está a mais de 30 anos fazendo a mesma atividade, que é jogar cartas de uma maneira simples e repetitiva. A forma de obter a colaboração dos operários foi o apelo aos planos de incentivos salariais e de prêmios de produção, com base no tempo padrão (eficiência = 100%) e na convicção de que o salário constitui a única fonte de motivação para o trabalhador (homem econômico).

Já a teoria a teoria Clássica pode ser identificada na sala da presidência, onde vários empresários se reúnem para verificar os índices de

Relacionados