ANÁLISE DO FILME HOTEL RUANDA A PARTIR DOS CONCEITOS DE TERRITORIALIZAÇÃO, RETERRITORIALIZAÇÃO, DESTERRITORIALIZAÇÃO, MOBILIDADE E FRONTEIRA ABORDADOS NOS TEXTOS DE HAESBAERT, BECKER E MOURA.

2339 palavras 10 páginas
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade, analisar a desterritorialização, territorialização, reterritorialização, os tipos de fronteiras, bem como a mobilidade de um povo devido a fatores internos como, por exemplo, a perseguição étnica, dos quais os processos de colonização e descolonização foram os principais agentes causadores de tal articulação, fazendo com que ela seja estudada em diversos ângulos: os fatos que perpassaram a sua história, a forma como aconteceram, os motivos dos quais ocasionaram tal acontecimento, etc.
De acordo com a sua historicidade, há possibilidade de se fazer uma autópsia detalhada desses eventos, a fim de qualificá-los numa forma mais coerente e para uma melhor percepção dos fatos, agregando base teórica e induzindo a construção e a desconstrução do seu conhecimento peculiar.
Ao fazer uma releitura do filme Hotel Ruanda, podemos perceber que “a cada nova ordem política mundial correspondeu uma nova ordem econômica com a emergência de novos fluxos demográficos” (BECKER, 1997), com isso as etnias ali existentes sofreram “processos de territorialização – como fruto da interação entre relações sociais e controle do/pelo espaço, relações de poder em sentido amplo, ao mesmo tempo de forma mais concreta (dominação) e mais simbólica (um tipo de apropriação)”. (HAESBAERT, 2004).
O interesse em analisar tal filme e a situação vivenciada pela população ruandesa foi embasado através das discussões em sala de aula na disciplina de Geografia da Mobilidade, onde foram destacadas inúmeras problematizações com o intuito de identificar as intencionalidades e as motivações de cada ação aqui abordada.

2- O FILME

Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, no decorrer de apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina (de origem Hutu) era gerente do Hotel Milles Collines, em Kigali, capital de Ruanda,

Relacionados