Análise do filme Entre os Muros da Escola a partir de conceitos de Dubet, Dayrell e Charlot

1968 palavras 8 páginas
Faculdade de Educação/UFRJ
Disciplina: Juventude na sociedade contemporânea
Aluna: Liza Santos

Proposta de trabalho: Analisar o filme Entre os muros da escola utilizando conceitos trabalhados nos textos “A Violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão”, de Bernard Charlot, e “A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil”, de Juarez Dayrell.

Conceitos trabalhados: Desinstitucionalização por Dubet, Condição Juvenil por Dayrell, Agressão e violência por Charlot.

Em Entre os muros da escola observei uma escola que estaria forçosamente passando por um processo de “desinstitucionalização” como pensado por Dubet. Para este autor a “desinstitucionalização” significa “crise e mutação de uma modalidade de ação institucional consagrada pela modernidade” onde se acreditava que “seria, exercida sem conflitos, a missão socializadora das instituições e a formação da personalidade” (p.16). Digo forçosamente pois a instituição escolar em que se passa o filme é povoada por jovens que despejam em seu interior informações provenientes de processos de socialização exteriores ao universo escolar. Ao se tornarem alunos, esses jovens não abrem mão de sua “condição juvenil” como cunhada por Dayrell, chocando-se com os determinismos estruturais.
O conceito de “condição juvenil” é cunhado por Dayrell como uma opção frente à noção de juventude já que esta noção não seria apropriada para a compreensão da questão central de seu texto Será que a escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Para Dayrell “além de ser marcada pela diversidade, a juventude é uma categoria dinâmica, transformando-se na medida das mutações sociais que vêm ocorrendo ao longo da história. Na realidade, não há tanto uma juventude e sim jovens, enquanto sujeitos que a experimentam e sentem segundo determinado contexto sociocultural onde se insere. Desse modo, mais do que conceituar a juventude, optamos em trabalhar com a ideia de

Relacionados

  • Livro Completo Juventude E Ensino Medio 19082014
    100596 palavras | 403 páginas