Análise do Curta metragem Guan Jondred Dolar,

514 palavras 3 páginas
As Maravilhas do Crédito

Guan Jondred Dolar, ou cem dólares em português, é um curta-metragem mexicano que tenta mostrar de uma forma divertida a ativação da economia através do crédito.
A história nasce no México, com uma farsa. Tudo se inicia com um gringo que afetado pelo calor escaldante e desejando repousar, dirige até o hotel da cidadezinha mais próxima e pede um quarto.
O hoteleiro lhe oferece a suíte presidencial e diz que caso não goste devolverá o dinheiro ao senhor. Quando o pagamento de cem dólares é realizado, ele sai rapidamente do hotel enquanto o seu hospede vai visualizar a sua acomodação.
Ele vai até o restaurante mais próximo e fala com a sua dona deixando bem claro que está pagando por todas as refeições que havia consumido anteriormente. A dona por sua vez vai ao açougue pagar o que deve. O açougueiro vai até o matadouro para quitar sua divida. Este por sua vez vai até o fazendeiro pagar a compra dos gados. O fazendeiro não devia ninguém, mas foi até uma prostituta para gastar o dinheiro que recebeu da quitação das dívidas.
A prostituta o leva para o hotel, pagando ao hoteleiro pelo quarto de agora, mais todos os outros que ela devia.
Enquanto todos esses pagamentos de débitos foram acontecendo, em paralelo, o gringo vai até o quarto. Por já ser um senhor de idade, não gosta da distância que a sua acomodação fica da entrada e da quantidade de escadas que precisa subir. O quarto também não possuía nada do que esperava, então retorna e solicita o seu dinheiro de volta.
Nesta história todos os envolvidos pagaram suas dívidas e adquiriram "serviços” com um dinheiro que na realidade nunca se gastou, essas são as maravilhas do processo de crédito e a grande farsa da história.
São os títulos de crédito que viabiliza trazer as riquezas futuras para o presente. Foi através deles que se formou a economia moderna, onde estão inseridas as grandes empresas hoje.

Este processo também é conhecido como “comprar fiado” e muito utilizado no

Relacionados